Lisboa Story Centre – Uma viagem sensorial

Desta vez  fomos fazer uma viagem diferente, viajamos no tempo qual Marty Mcfly no Regresso ao Futuro (um dos meus filmes favoritos). Viajamos por Lisboa através das épocas, desde a sua fundação até aos dias de hoje. Na secção dedicada ao Terramoto de 1755 tivemos uma experiência imersiva, que ninguém irá esquecer.

 

1012495_10202063039922634_238171511_n.jpg

 

 

O Lisboa Story Centre – memórias da cidade, está situado no Terreiro do Paço, entre os nºs 78 a 81. Teve a sua abertura em Setembro de 2012, e funciona das 10.00h às 20.00h (última entrada às 19.00h), todos os dias da semana.Trata-se de um equipamento interactivo que nos conta através das épocas, e de forma cronológica a história da cidade, focando os seus principais eventos, mitos e realidades, mas sempre sendo fiel ao rigor histórico.

 

 

Através de um sistema de audioguia, disponível em diversas línguas (Português, versão adulto e versão criança contada pelo Henrique, pelo Oli e pelo Zipo; Castelhano; Francês; Italiano; Inglês; Alemão; Russo; Mandarim e Japonês). Este sistema conta-nos a história, de forma automática à medida que passamos pelas diferentes salas.

 

 

São cerca de 60 minutos de uma viagem no tempo e no espaço, com apresentação de relatos e cenários dramáticos fiéis à época. Podemos sentir por exemplo, o ambiente de um armazém da Lisboa quinhentista.

 

 

O percurso da visita está organizado em 6 núcleos fundamentais, que falarei mais à frente. A sensação é a de que estamos dentro de um livro ilustrado que ganhou vida, através do uso de cenografia, multimédia e experiências sensoriais.

 

 

 

 

P1010011.JPG

 

 

 

A visita pode ser complementada com a subida ao piso 1, onde se pode interagir com uma maqueta interactiva representativa do centro de Lisboa.

 

 

A saída do Lisboa Story Centre é feita através do posto de Turismo, e onde também se situa a loja do Lisboa Story Centre.

 

 

 

 

 

 

 

Os 6 núcleos que englobam a visita completa, sendo os primeiros 5 núcleos no piso 0 e o núcleo 6 no piso 1:

 

 

Núcleo 1 – Mitos e Realidades, onde se aborda o rio, a terra, o mar, o céu, primórdios mitológicos, colonizadores e conquistadores e as muralhas da cidade.

 

Núcleo 2 – Lisboa: Cidade Global, que apresenta a cidade cosmopolita, o armazém do mundo, para além do horizonte, o padre voador, a cidade magnificente, morte e política e a Igreja.

 

Núcleo 3 – 1 de Novembro de 1755, o dia de Todos os Santos. Toda a tragédia da maior catástrofe natural de Lisboa e da Europa é vivida de forma realista através de uma experiência imersiva.

 

2015-04-26 15.46.10.jpg

 

 

 

 

 

Núcleo 4 – A Visão de Pombal, que apresenta o planeamento da cidade moderna no pós-terramoto e a reconstrução da cidade.

 

Núcleo 5 – A Praça: Política e Prazer, que apresenta o Terreiro do Paço como cenário dos maiores acontecimentos históricos aos mais vários níveis.

 

Núcleo 6 – Lisboa Virtual, onde se descobre a maqueta da baixa Pombalina que possibilita a interacção multimédia com variados acontecimentos relevantes da cidade.

 

 

Existem vários tipos de bilhete, e se ainda não visitaram o Arco da Rua Augusta podem aproveitar e compram os dois bilhetes com 15% de desconto, o bilhete normal de adulto são 7€. Os visitantes que apresentam o Lisboa Card usufruem de um desconto de 20%.

 

 

Se fizerem a visita durante a manhã, podem a seguir almoçar num dos belos restaurantes do Terreiro do Paço, foi o que fizemos. Se optarem por fazer a visita da parte da tarde, podem depois lanchar ou tomar um café.

 

 

Foi sem dúvida uma experiência diferente, divertida e muito enriquecedora que aconselho vivamente, e que pode ser feita com as crianças.

 

 

Espero que tenham gostado, e até ao próximo Post.

 

 

Beijinhos

 

 

Contactos e informações:

 

 

 

Deixar uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

11 comments