A acontecer..., Lifestyle, lisboa, workshops e eventos

Do It Girls! – Microsoft

Do It Girls!

No passado dia 20 de Abril, fui a convite da Microsoft Portugal participar no Do It Girls – Workshop/IT Lunch Digital Marketing. Que se realizou na sede da Microsoft Portugal, em Lisboa.

Esta é uma iniciativa a nível mundial, com um evento anual. E que visa fomentar a igualdade de género no acesso a carreiras nas áreas de Tecnologias de Informação (IT). Tem também o objectivo de provar que as carreiras no setor das IT não têm género.

O objetivo é contribuir para contrariar a tendência identificada pelo Fórum Económico Mundial. Que estima que a diferença de género nas carreiras não acabará antes de 2133.

Já ouviram falar nesta iniciativa? Não? Então continuem a ler, que vou contar tudo.

#MakeWhatsNext

O “Do IT, Girls!” insere-se no âmbito da campanha corporativa internacional da Microsoft #Makewhatsnext. Que visa alertar para a diferença de género nas carreiras, e que pretende aproximar a próxima geração de mulheres da ciência e da tecnologia.

Com o objectivo de fomentar uma cultura digital nas jovens portuguesas, esta iniciativa reuniu cerca de 200 alunas do ensino secundário, nas instalações da Microsoft Portugal, no Parque das Nações. Estas jovens tiveram contacto com a indústria tecnológica. Puderam inspirar-se nos exemplos de mulheres com carreiras de sucesso no setor. Participaram nos workshops de coding, marketing digital e pitch.

Para a Microsoft Portugal, o desafio é mostrar a estas estudantes como as funções técnicas e também as funções ligadas à gestão, recursos humanos ou financeiras nas empresas de TI podem ser apelativas e sem género. Capacitá-las e dar-lhes um espaço de visibilidade dentro de um programa de mentoria na Microsoft, com possível recrutamento para a empresa.

O Debate

Esta iniciativa contou também com uma sessão de debate,  com um painel composto por representantes da indústria digital portuguesa, tais como a Geek Girls, Chicas Poderosas, HeForShe, Farfetch, Microsoft XBOX, entre outras.

Neste painel, as oradoras partilharam as suas experiências profissionais e de vida. Uma forma de mostrar a estas jovens que as oportunidades devem ser procuradas. Que devem valorizar-se, quebrar estereótipos e mostrar que o facto de serem mulheres não as pode impedir de perseguirem os seu sonhos e objectivos. Dado que muitas vezes esses estereótipos começam dentro da nossa cabeça. E são por isso tão importantes iniciativas deste género.

Foram também convidadas para assistir a este debate várias Bloggers Portuguesas. Tais como as Style It Up, O Diário de Um Batôn e a Lovely Lisbonner 🙂 entre outras.

No final do encontro, as jovens tiveram a oportunidade de aplicar alguns dos conhecimentos adquiridos durante o dia. Através da dinamização da actividade ‘Sociedade e a Tecnologia’. Onde tiveram de resolver uma questão social através de um produto ou serviço tecnológico, a apresentar, posteriormente e em grupo, a um júri Microsoft.

O Almoço e Workshop de Digital Marketing

As Bloggers presentes no evento, foram convidadas para depois do debate participarem num almoço onde assistimos ao workshop de Marketing Digital. Também nas instalações da Microsoft Portugal.

O almoço estava óptimo, mas o mais interessante foi tudo o que aprendemos e que nos é útil no nosso dia a dia de Bloggers. De salientar a grande mais valia da interação com as outras bloggers.

Porque são tão importantes iniciativas deste género?

Como já disse no blog várias vezes, eu tive a grande sorte de crescer numa família onde sempre foi dado grande valor às mulheres. Tenho uma família cheia de exemplos de mulheres fortes, que lutaram pelos seus ideais, que foram uma valiosa fonte de inspiração para a minha vida, numa época onde ser uma mulher independente era ainda bem mais difícil do que é hoje.

E onde os homens da minha família sempre valorizaram e respeitaram essa mesma independência de ideias, em coisas tão simples e tão óbvias para nós hoje como ter um trabalho, ter uma profissão, estudar ou conduzir.

Mas nem todos têm a mesma sorte, e há ainda um longo caminho a percorrer no que toca a mudar mentalidades.

Acham que não? Então vejam um exemplo tão simples como este, a que assisti no último fim de semana.

Estava num parque de Lisboa e ía um pai com a filha a andar de bicicleta, a miúda desiquilibra-se e cai. Qual a primeira frase do Pai? “Vê-se logo que é mulher…” A mulher que estava com eles (e ainda bem que estava) responde “cala-te que tu conduzes muito pior  do que eu!”. Podem dizer “ah mas isso é a brincar”, pois é, mas não se lembram de coisas que vos disseram em crianças e que vos magoaram ou que mesmo sem nos apercebermos forma a nossa mentalidade? E depois estamos a falar muitas vezes das pessoas que nos são mais próximas e que quando somos crianças são os nossos heróis, então para nós o que eles dizem é verdade!

Por isso por mais iniciativas deste género que as empresas levem a cabo, o exemplo tem de começar dentro de casa. E cabe-nos a todos nós educarmos as nossas crianças por forma a que as mulheres se sintam capazes e valorizadas, e que os homens contribuam para essa mudança de mentalidades.

Com esta iniciativa temos mais um passo na aproximação das mulheres à tecnologia. E acho que podem imaginar como fiquei contente ao receber este convite. 🙂

Obrigada pelo Convite e Parabéns Microsoft pela excelente iniciativa!

2 thoughts on “Do It Girls! – Microsoft

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *