Lifestyle, workshops e eventos

Pôr as mãos no Barro – Workshop de Cerâmica

Sair da zona de conforto

No sábado passado fui participar em mais um workshop. Sim é verdade que ando sempre “num virote”. Que é como quem diz, quando não tenho o tempo ocupado arranjo maneira de o ocupar.

Adoro aprender e participar em experiências novas. Mas normalmente participo em workshops relacionados com culinária, ou específicos para Bloggers ou assuntos mais técnicos.

Desta vez foi algo completamente diferente, foi mesmo sair da minha zona de conforto. Bem, ok não totalmente, uma vez que uma das organizadoras deste workshop foi a Joana Limão do Blog Lemonaid. Já conheço a Joana há algum tempo e já participei em vários workshops organizados por ela, como o Workshop Quero Gostar de Mim ,  o Brunch na Casa Vinyasa ou  a manhã na Academia da Time Out. E fiz ainda um detox para levar para casa, que com a correria do dia a dia acabei por nunca escrever, e que foi uma experiência também tão agradável.

Com as queridas Joana Limão, Rita e Catarina

Cerâmica?

Mas voltando ao workshop de cerâmica… há algum tempo tinha visto que a Joana tinha participado num workshop deste género com a Clementina Atelier e a Mufla Atelier de Cerâmica. Na altura pensei que devia ser uma coisa interessante de experimentar. O único contacto que tinha tido com o barro foi na escola, na aula de trabalhos manuais, em que me lembro de ter feito um cestinho com ovos.

Regresso à infância e ao “quentinho” emocional

Quando era pequena adorava brincar com plasticina, posso dizer mesmo que era a minha brincadeira favorita, e o meu avô trazia-me sempre aquela plasticina às cores em barrinhas, lembram-se? Que lembrança tão, mas tão boa. E pensei em reviver um pouco da minha infância mas em vez da plasticina, fui “pôr as mãos no barro”, aqui literalmente.

O Workshop

O workshop foi na subcave da Joana Limão. E enquanto a Catarina e a Rita nos iam ensinando as técnicas e os tipos de barro que existem, a Joana foi preparando um dos lanches maravilhosos que ela faz.

Depois da parte teórica, foi altura para cada participante dar largas à imaginação e fazer a sua peça.

Eu escolhi fazer uma taça, através da técnica da bola. Achei muito interessante amassar o barro até formar uma bola, e a partir daí moldá-lo de forma a transformar a bola numa tigela. E olhem que até correu bem, eu fui mesmo para me divertir e descontrair, por isso não estava nada preocupada com o resultado final, o meu objectivo era mesmo relaxar e passar uma manhã agradável, e por isso se em vez de uma tigela tivesse ficado um “mamarracho” ficava feliz na mesma, por acaso correu bem 🙂

A meio da manhã fizemos uma pequena pausa para lanchar, enquanto as peças secavam antes de iniciarmos a pintura.

Agora as peças vão para o Atelier para serem vidradas e cozidas, e na próxima semana vamos  buscá-las.

Antes de sairmos ainda houve tempo para escrever no livro de visitas.

Foi uma manhã muito bem passada, entre pessoas divertidas e muito simpáticas.

Espero que tenham gostado, Bons Workshops, e até ao próximo Post.

Em breve também vou começar a organizar os meus próprios Workshops.

O primeiro é já no dia 27 de Maio em Lisboa.

E o tema é: Ideias de Passeios e Snacks para Levar, Saudáveis e Económicos.

Para obterem informações sobre como se inscreverem e valores enviem um e-mail para: workshops@lovelylisbonner.com

 

1 thought on “Pôr as mãos no Barro – Workshop de Cerâmica

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *