Edimburgo Escócia prisão tribunal hostel

The Court Code Hostel – Como é Dormir Num Antigo Tribunal e Prisão – Edimburgo

The Court Code Hostel – Como é Dormir Num Antigo Tribunal e Prisão – Edimburgo

Ficar Alojado Num local que foi um antigo Tribunal e Prisão…

Mas Porquê?

Primeiro porque é realmente uma experiência diferente. E Sempre que possível gosto de incluir nas minhas viagens experiências e atividades diferentes, ou que não sejam tão conhecidas da generalidade das pessoas. E desta vez fui até à capital da Escócia, a cidade de Edimburgo, para ter a experiência de dormir num antigo Tribunal e Prisão transformado em Hostel de luxo ou Hostel Boutique, como queiram chamar, o The Court Code Hostel.

Depois porque acredito que existem vários elementos que fazem parte da experiência que é viajar, e para mim o alojamento também é um desses elementos. Sei que há pessoas que ligam muito pouco ao alojamento, outras à gastronomia, outras aos museus, e não tem mal nenhum. Cada um tem obviamente a sua forma de viajar, com diferentes gostos e diferentes  prioridades. E está tudo certo, quanto a mim  não existe uma “forma certa” de viajar (desde que não prejudiquem os outros, e não sejam irresponsáveis).

Hummm, Ficar num Hostel Não é para mim

Se já estão a pensar que ficar num hostel não é para vocês não descartem à partida um tipo de alojamento que ainda não conhecem, porque pode acabar por ser uma experiência muito boa, e podem até descobrir que gostam de ficar nesse tipo de alojamento.

E não, não é apenas para pessoas até aos 20 e poucos anos… Falo por experiência própria. Há apenas dois anos atrás eu nem colocava a hipótese de ficar alojada num hostel. Sim é verdade, admito que também tinha esse preconceito, e adivinhem…. descobri que quando viajo sozinha gosto mais de ficar num hostel do que num hotel. E hoje em dia existem cada vez mais hostels com conceito hostel boutique ou cápsula, e são estes que gosto de escolher. Porque permitem uma maior privacidade e sensação de segurança. Vou escrever um artigo só dedicado ao alojamento em hostel, como escolher e que aspetos valorizar e que características procurar.

Mas agora depois desta pequena introdução (porque é o que me perguntam sempre que digo que fiquei num hostel ou tive uma experiência diferente).

Vamos então conhecer o “The Court”.

O Hostel “The Court”

A História

O The Court Abriu as suas portas aos viajantes de todo o mundo a 31 de julho de 2019, e pretende trazer para o mercado de alojamento low cost diferenciação através da comodidade e segurança dos hóspedes.

Num edifício do século 19 vão encontrar o alojamento perfeito para quem tal como eu também considera o alojamento em viagem uma experiência. A parte mais antiga do tribunal foi construída em 1693.

O Conceito

O conceito é inspirado nos hotéis cápsula que surgiram inicialmente na Ásia. Onde o sistema de cápsulas, em vez dos beliches que encontramos num hostel tradicional, permitem uma maior privacidade. Embora se continue a partilhar o espaço do dormitório com outros viajantes. Aqui não têm exatamente uma cápsula, mas têm algo muito semelhante. É quase como se fosse um “casulo” com uma cortina. Todo o hostel tem um design industrial e moderno.

Onde Fica, e como lá chegar?

O “The Court” Fica situado numa das mais importantes ruas de Edimburgo, a Royal Mile (Milha Real). Esta rua é uma das mais famosas de Edimburgo, e liga o Castelo de Edimburgo ao Palácio de Holyroodhouse. O seu comprimento (1.814,2 metros) deu origem a uma medida pouco conhecida, a milha escocesa. A Royal Mile está dividida em 6 zonas, e o hostel fica na High Street, mesmo em frente às traseiras da Catedral de St. Giles (Catedral de Santo Egídio), que também merece uma visita, e sobre a qual vou escrever noutro artigo. O The Court tem assim uma localização privilegiada, ficando perto de vários pontos e atrações turísticas. Bem como perto de vários Pubs, lojas e restaurantes, que são frequentados tanto por turistas como por pessoas locais.

Mas Afinal como é na prática ficar alojado neste hostel?

O hostel é composto por 200 cápsulas distribuídas por dormitórios masculinos, femininos e mistos, e 11 quartos duplos com wc privativo. Eu fiquei num dormitório misto com 8 cápsulas.

A segurança é outro dos aspetos em que o The Court pretende marcar a diferença. Cada hóspede tem um código pessoal para desbloquear as portas. À noite a porta da recepção fica trancada e será necessário introduzir o código pessoal.

Depois para passar da recepção para a zona dos dormitórios tem de se passar por outra porta onde temos de inserir o código novamente. No respetivo piso do dormitório será então necessário introduzir o código para conseguir entrar dentro do dormitório. Ou seja, não se consegue entrar num dormitório que não seja o nosso.

As casas de banho (wc’s) ficam situadas fora dos dormitórios, nos corredores e estão divididas por casas de banho femininas e masculinas. Nas casas de banho têm várias cabines de duche individuais e também compartimentos individuais com sanita e papel higiénico disponível, separados dos duches.

Têm gel de duche e champô disponível, mas têm de trazer a vossa própria toalha, ou alugar na recepção. Aconselho o uso de chinelos de enfiar o dedo para tomar banho, como em qualquer balneário. Também tem disponível secador de cabelo.

Achei os balneários e as casas de banho extremamente limpas e confortáveis, assim como todos os espaços comuns do hostel.

Nos dormitórios para além das cápsulas para dormir temos os cacifos que estão incluídos no preço. Cada cápsula tem um cacifo atribuído com o mesmo número e não é necessário cadeado porque os cacifos têm código.

As Cápsulas são individuais e têm a roupa de cama incluída. Têm luz led de várias cores, uma prateleira, e entradas usb para recarregar os aparelhos eletrónicos.  Podem escolher uma das cápsulas de cima, que têm de subir uma pequena escada, ou uma das cápsulas de baixo. Como têm cortina dão a sensação de se estar a dormir num quarto privado.

     O Pequeno Almoço está disponível mediante pagamento extra, o qual inclui waffles acabados de fazer, fruta, pão e doce e cereais com leite ou iogurte. Podem ainda levar a vossa própria comida e cozinhar lá ou comprar algum snack ou bebida quente na recepçao.

    funcionários sao extremamente simpáticos e prestáveis e sem dúvida que é um alojamento a repetir na minha próxima visita a Edimburgo.

    E vocês já ficaram num alojamento assim? Contem-me tudo nos comentários.

    Espero que tenham gostado, boas viagens e até ao próximo post.

    Direções e Contactos

    e-mail: thecourt@codehostel.com

    Site: https://www.codehostels.com

    Morada: Royal Mile in Edinburgh Old Town, 1A Parliament Square, Edinburgh EH1 1RF

    Telefone: +441315109380

    Sónia Justo

    Leave a Reply

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.