percurso trilho castelo algoso vimioso terras de trás-os-montes

Terras de Trás-os-Montes | Vimioso e o Percurso do Castelo de Algoso | Portugal

O artigo de hoje leva-nos até Terras de Trás-os-Montes, no extremo nordeste de Portugal. Mais especificamente até ao concelho de Vimioso, onde vamos descobrir o programa “Nove Passos nas Terras de Trás-os-Montes”, fazer o Percurso do Castelo do Algoso, e conhecer este destino natural através da sua gastronomia, da sua fauna e flora, das suas gentes e da sua história e cultura. Fiquem por aí…

 

vimioso castelo de algoso terras de trás-os-montes programa nove passos

Terras de Trás-os-Montes e o Programa 9 Passos

O território das Terras de Trás-os-Montes é constituído pelos 9 concelhos que dão origem ao programa nove passos, e são eles:
Vinhais, Bragança, Vimioso, Miranda do Douro, Mogadouro, Macedo de Cavaleiros, Mirandela, Vila Flor e Alfândega da Fé.
vimioso castelo de algoso terras de trás-os-montes programa nove passos
Cada Concelho tem um percurso que faz parte do programa nove passos, e que tem como objetivo dar a conhecer a natureza da região, através da divulgação de 9 percursos, um por cada município. E em cada passo é proposto um percurso para dar a conhecer um tema natural específico.
Em cada passo, ou seja, em cada percurso são identificados os locais de interesse, as épocas e as condições mais adequadas para a sua realização.
Existe ainda a aplicação para telemóvel “Nove Passos”, que permite conhecer cada percurso detalhadamente, saber se estamos no caminho correto e saber mais sobre a fauna, flora, cultura e história dos diferentes pontos de interesse ao longo do percurso. Existe ainda um passaporte, que pode ser carimbado em cada um dos concelhos dos “Nove Passos”.

O Percurso do Castelo de Algoso

Durante 3 dias rumei a norte e fui descobrir o trilho do Castelo de Algoso. O tema deste Percurso é a Fauna do rio Angueira, afluente do rio Maçãs. E leva-nos a diferentes pontos do rio para a observação de diversas espécies animais, como por exemplo a lontra, o cágado-mediterrânico, e o guarda-rios, entre outras. Eu estava com grande expectativa para ver lontras mas só encontrei cágados e cobras de água.
vimioso castelo de algoso terras de trás-os-montes programa nove passos
Ao longo do percurso temos ainda dois monumentos históricos, a ponte medieval sobre o rio Angueira e o Castelo de Algoso.
O percurso é circular, com inicio e fim no centro da aldeia de Algoso, perto da Igreja Matriz. Tem 6.2 km, a duração de 2h30m e grau de dificuldade fácil. O percurso pode ser efetuado em qualquer altura do ano, mas a altura recomendada para observação da fauna é a primavera. Devem também ser tidas em conta as altas temperaturas no verão e as baixas temperaturas no inverno, bem como a possibilidade de nevoeiro e queda de neve.
vimioso castelo de algoso terras de trás-os-montes programa nove passos
Igreja Matriz de Algoso
Para conhecer o que fazer, ver e comer no Concelho de Vimioso, não percam o próximo artigo.
Até lá Boas viagens e bons passeios, sempre em segurança.
Sónia Justo

Leave a Reply

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

2 comments