vulcão pacaya guatemala América Central
Subida ao Vulcão Pacaya - Guatemala - ©Sónia Justo - Lovely Lisbonner

Subir ao Vulcão Pacaya – Um dos Mais Ativos- Guatemala

O Vulcão Pacaya

O Vulcão Pacaya é um dos vulcões mais ativos da Guatemala, e também o mais turístico. Existem 33 vulcões na Guatemala, e 3 deles estão ativos. O Pacaya, o Fuego e o Santiaguito. É claro que assim que comecei a organizar a minha viagem a este país, subir ao Pacaya era uma das atividades que não podia mesmo faltar na viagem.

Para mim esta foi uma viagem muito especial, que me ensinou muito sobre resiliência, tolerância, paciência e superação.  Acima de tudo mostrou-me que devemos julgar menos e a compreender mais. Foi uma viagem para celebrar o meu 46º aniversário, foi a primeira vez que viajei sozinha para a América Central, e foi a primeira grande viagem depois de ter mudado completamente a minha vida (profissional e não só). Este é o primeiro artigo sobre a viagem à Guatemala e México.

Voltando ao Pacaya…

Aqui vamos poder caminhar sobre lava petrificada, sentir o calor do magma sob os nossos pés, comer pizza cozinhada com o calor do vulcão, e derreter marshmalows nas fendas das rochas.

Já vivi experiências incríveis em viagem, mas arrisco dizer que esta está entre as melhores e mais espetaculares. Para amantes de natureza, de caminhadas e de experiências ao ar livre, é uma experiência imperdível.

vulcão pacaya guatemala vulcão ativo América Central
Subida ao Vulcão Pacaya – Guatemala – América Central – Para celebrar o meu 46º aniversário e a 1ª vez que viajei sozinha na América Central ©Sónia Justo – Lovely Lisbonner

Como Fazer a Visita

Para fazer a visita é necessária a presença de um guia. Uma vez que é um vulcão ativo e em constante atividade, é considerada uma atividade perigosa. Sendo um vulcão ativo, as erupções são frequentes, mas previstas com alguma antecedência. Por ser um vulcão ativo não é possível subir mesmo até ao topo do vulcão, mas ainda assim é uma experiência extraordinária.

O Vulcão fica dentro de uma área protegida, o “Parque Nacional Volcán De Pacaya Y Laguna de Calderas”. Tal como já referi apenas se pode entrar no parque com um guia credenciado.

Para visitarem o vulcão devem contar com cerca de 6 horas desde o momento em que deixam o vosso alojamento, até ao vosso regresso. E pode até demorar mais, menos tempo não vai demorar de certeza. Isto porque devem contar com 1h30 de caminho desde a cidade de Antigua Guatemala até à cidade de San Vicente Pacaya. Depois mais 1h30m para subir e outra 1h30m para descer, mais o caminho de regresso ao alojamento.

vulcão pacaya guatemala vulcão ativo América Central
Subida ao Vulcão Pacaya, vulcão ativo – Guatemala – ©Sónia Justo – Lovely Lisbonner

É possível reservar o Tour Online, ou numa das agências locais. Em qualquer dos casos têm incluído o transporte de ida e volta desde o vosso alojamento, e um guia credenciado para vos acompanhar na subida. A entrada no parque não está incluída no preço do tour, o valor de entrada no parque é de 100 Quetzal guatemalteco (sensivelmente 12€, ao câmbio de 12/2022). Este valor é usado para a manutenção e conservação do parque.

Quando fazem o pagamento no parque é efetuado o vosso registo de entrada e colocam-vos uma pulseira no pulso, na saída devem fazer o vosso registo de saída. É-vos entregue uma garrafa de água pequena e quando chegarem à cratera do vulcão o vosso guia vai “assar” Marshmallows (Gomas que parecem uma esponjinha) nas fendas das rochas. Depois descem um pouco e vão encontrar um restaurante improvisado no meio das rochas, onde, imaginem só…. se cozinham pizzas aproveitando o calor da terra. Podem reservar o vosso Tour aqui 

 

Existem tour de dia inteiro, em que também podem acampar mas os mais populares são os Tours de meio dia. Que foi o que eu fiz. Existem dois horários possíveis, às 6h00m da manhã e às 14h00m. Eu escolhi o das 14h00m para ter a possibilidade de ver o pôr do sol, no entanto estava muito nevoeiro e não houve nem vislumbre do pôr do sol.

vulcão pacaya guatemala nevoeiro vulcão ativo
Nevoeiro no Vulcão Pacaya – Guatemala ©Sónia Justo – Lovely Lisbonner

O tour a esta hora tem o inconveniente de escurecer bastante cedo e termos feito quase toda a descida completamente às escuras, o que dificulta muito o trajeto. Levar lanterna é mesmo essencial porque não estão disponíveis para comprar ou alugar no parque. Eu não sabia e acabei por usar a lanterna do telemóvel, que é claramente insuficiente.

O vulcão fica a cerca de 49 kms da cidade de Antigua Guatemala, cerca de 1h30m de carro (van) e a 25kms a sul da capital do país, a Cidade da Guatemala. Tem 2550 metros de altitude e a última erupção foi em março de 2021, o que provocou o fecho do aeroporto da capital da Guatemala, o aeroporto internacional De La Aurora, durante 24 horas. Devido às cinzas e poeiras vindas do vulcão.

A caminhada em si não é muito difícil, e a parte mais difícil é o troço inicial, devido à inclinação. No entanto o calor e a humidade tornam a subida desafiante. É possível fazer a subida a cavalo com um custo extra, e também vão encontrar pessoas a alugarem paus para servirem de bastões de caminhada (no final vão-vos pedir os bastões de volta).

Eu fiz a caminhada toda a pé e sem bastão. Bebi muita água durante a caminhada e parei talvez umas 3 vezes, pausas curtas de 5 ou 10 minutos, o nosso guia parecia que tinha asas nos pés.

Guia Prático

Onde Dormir

Antigua Guatemala

A minha sugestão é ficarem alojados na Cidade de Antigua Guatemala e comprarem um tour para fazerem a subida ao vulcão. Durante a minha estadia na Guatemala fiquei alojada na cidade de Antigua Guatemala em dois alojamentos diferentes e que recomendo. Em Antigua os alojamentos são antigas casas e palacetes senhoriais com pátios interiores, e móveis antigos de estilo colonial. Aconselho a fazerem a vossa reserva com algum tempo de antecedência porque em algumas alturas do ano pode ser difícil conseguir alojamento, nomeadamente na Semana Santa.

Antigua Guatemala América Central
Antigua Guatemala – Guatemala – América Central – ©Sónia Justo – Lovely Lisbonner

No meu caso tive de mudar de alojamento porque não encontrei nenhum que fosse do meu agrado e que tivesse disponibilidade para os dias que estive na cidade. Talvez porque no fim de semana ía acontecer um evento para o Livro do Guiness, não sei se foi por isso, mas é uma possibilidade.

El Carmen Hotel

Este alojamento fica muito bem localizado mesmo no centro de Antigua Guatemala, onde têm tudo perto, restaurantes, atrações turísticas, cafés e até um Starbucks, para os amantes de café. Há sempre muito movimento nas ruas, muitos turistas e muitos polícias. 

O alojamento para além do pequeno-almoço incluído, tem um restaurante onde podem fazer as refeições principais. Eu optei por tomar o pequeno-almoço no alojamento, e fazer as refeições principais fora. Para conhecer a cidade e gastronomia mais variada.

El Carmen Hotel antigua guatemala
El Carmen Hotel – Antigua Guatemala – ©Sónia Justo – Lovely Lisbonner

Hotel Candelaria Antigua

Este alojamento fica um pouco afastado do centro da Cidade de Antigua Guatemala, e aqui é difícil encontrarem restaurantes, cafés ou qualquer tipo de comercio. Também não é aconselhável andarem a pé à noite na rua. No entanto o alojamento é muito agradável mas tem apenas o pequeno-almoço incluído. Não tem restaurante para as refeições principais.

Como Chegar

Como já referi penso que a melhor opção será contratarem um Tour com transporte incluído, mas se quiserem ser mais aventureiros podem alugar um carro para chegar a San Vicente Pacaya. Podem sempre aproveitar as promoções da DiscoverCars (recentemente voltei a morar no centro de Lisboa e vendi o meu carro, e sempre que necessito de uma viatura é a eles que recorro).

  Melhor Época para Visitar

A época seca (ou verão) é de novembro a abril. Pelo que esta será a melhor época para visitar o Vulcão.

Segurança e Seguro de Viagem

Tal como já referi o Pacaya é um vulcão ativo, pelo que acaba por existir sempre algum risco associado, é fundamental seguir as indicações do guia. Temos de ter cuidado especialmente na descida devido às pedras soltas. Fazer um seguro de viagem é essencial em qualquer viagem, e em viagens que envolvam experiências deste tipo é imprescindível. Em viagem uso sempre os seguros de viagem da IATI Seguros, e podem contratar o vosso seguro com 5% de desconto.

O que Levar para subir ao Vulcão Pacaya

      • Roupa Confortável

      • Mochila

      • Botas de Caminhada

      • Casaco para o fim do dia / para o topo do vulcão

      • Impermeável

      • Chapéu/Boné

      • Água e Snacks/frutos secos

      • Lanterna

      • Protetor solar

      • Bastão de Caminhada

    Outros Artigos Sobre a Guatemala

    guatemala top 10 o que visitar guia de viagem América Central
    Guatemala – América Central – ©Sonia Justo – Lovely Lisbonner

      Planeia a Tua Viagem:
    
     Viaja em Segurança com 5% de desconto no teu seguro de viagem da Iati
    
     Dorme tranquilo e Reserva um Hotel com Booking.com
    
     Aluga um Carro com a Discovercars
    
      Descobre as melhores atrações com a GetYourGuide e a Tiqets
    
     O teu Material de Viagem e a tua Roupa na Decathlon

     Viagem Realizada em Parceria com a Agência de Viagens 
    GO DISCOVER
    
     http://www.godiscover.pt
     http://www.instagram.com/godiscover.travel
     http://www.facebook.com/godiscover.travel
    

    Este artigo pode conter links de afiliado.

    Leave a Reply

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.