beira baixa

Solstício de Verão na Beira Baixa – Roteiro de 3 Dias com fotos

O Solstício de verão deu o mote para a realização de uma Blog e Press trip na Beira Baixa, com Bloggers e Jornalistas Portugueses e Espanhóis, organizada pela Comunidade Intermunicipal da Beira Baixa.

Onde Fica a Beira Baixa

A Beira Baixa é uma Região no Centro de Portugal constituída por 6 municípios. Castelo Branco, Idanha-a-Nova, Oleiros, Penamacor, Proença-a-Nova e Vila Velha de Ródão. A “capital” da Beira Baixa é Castelo Branco. Esta é uma Região raiana, uma vez que faz parte da fronteira com Espanha. É percorrida pelos rios Tejo, Zêzere, Ocreza, Reges e Ponsul. E onde encontramos as serras da Gardunha, Malcata e Muradal. 

Roteiro de 3 Dias na Beira Baixa (de carro)

Dia 1 – Aldeia de Monsanto e São Pedro de Vir-a-Corça (Concelho de Idanha-a-Nova)

Foi num Jantar na Quinta de São Pedro de Vir-a-corça com momento musical pela Filarmónica Idanhense, que celebrámos o solstício de verão na Ermida de São Pedro de Vir-a-Corça, um segredo bem guardado às portas da Aldeia mais portuguesa de Portugal, a Aldeia  Histórica de Monsanto.

É num jantar na Quinta de São Pedro de Vir-a-Corça e junto à Capela de São Pedro de Vir-a-Corça que brindamos ao solstício de verão e ficamos a conhecer histórias, lendas e tradições da Beira Baixa, muitas delas relacionadas com o próprio solstício.

O que é o Solstício de Verão?

O Solstício de verão marca o início do verão a 21 de junho, com o dia mais longo do ano no hemisfério norte, e o dia mais curto no hemisfério sul. Em todo o mundo o solstício é celebrado tanto de forma religiosa como de forma pagã. Um dos monumentos mais conhecidos relacionados com o solstício, é o monumento de Stonehenge em Inglaterra, embora ainda envolto em grande mistério acredita-se que talvez tenha sido construído com o propósito de observar as estações do ano e consequentemente o solstício.

Aldeia de Monsanto

Começamos a nossa viagem no Concelho de Idanha-a-Nova, na Aldeia de Monsanto. Esta é uma das 12 Aldeias Históricas de Portugal, e que ganhou no Estado Novo em 1938 o título de Aldeia mais portuguesa de Portugal. Com o título ganhou o galo de prata que vemos no topo da Torre do Lucano (também conhecida como torre do relógio). Monsanto é a aldeia que desafia a lei da gravidade por excelência. Construída literalmente no meio de penedos. A aldeia é pequena, mas há vários pontos de interesse.

O que visitar em Monsanto em Fotos

Torre do Lucano ou do Relógio

Igreja Matriz ou de São Salvador

Capela de São Pedro de Vir-a-Corça
Casa de Fernando Namora
Castelo

Laje das Treze Tigelas ou Tijelinhas da Fidalga

Chafariz Mono

Gruta

Penedos Juntos

Dia 2 – Vila Velha de Ródão e Proença-a-Nova

Vila Velha de Ródão

Passeio de Barco em Vila Velha de Ródão, almoço com prova de vinhos da Beira Baixa e passagem pelas Portas de Ródão

No segundo dia na Beira Baixa aproveitámos para conhecer as Portas de Ródão, um impressionante monumento natural, enquanto desfrutamos de um almoço com prova de vinhos da região. Foi no cais fluvial de Vila Velha de Ródão que começou o passeio (organizado pela Vila Portuguesa). Enquanto desfrutámos das belas paisagens, degustámos produtos regionais e provámos os vinhos da região. O almoço foi composto por pratos confeccionados com peixe do rio.

Proença-a-Nova

Serra das Talhadas

Em Proença a Nova fomos conhecer a Serra das Talhadas. Com destaque para a Rampa de Parapente e para a Torre de Vigia com 16 metros de altura, projetada pelo arquiteto Siza Vieira. Esta Torre foi projetada tendo por base a antiga Torre de Vigia e serve agora de miradouro.

Na Serra das Talhadas é possível a pratica de BTT enduro, e para os amantes de caminhadas existem vários percursos pedestres.

É aqui que encontramos a maior Via Ferrata de Portugal. (Uma  Via Ferrata é um itinerário preparado nas paredes rochosas da montanha – com escadas, cabos, pitões etc. – destinado a facilitar a progressão e optimizar a segurança dos montanhistas).

Momento divertido com os bloggers na rampa para parapente. Foto Blog Nós e o Mundo Blog

 

Praia Fluvial de Froia

Existem várias praias fluviais na Região da Beira Baixa com excelentes infra-estruturas. Desta vez fomos conhecer a Praia Fluvial de Fróia. Encaixada num vale e perto das aldeias típicas de Oliveiras e Pedreira. Aqui encontramos a água límpida da nascente da ribeira de Fróia, duas pequenas cascatas. Tem wc, e uma zona de restauração e esplanada aberta durante todo o ano.

Aldeia do Xisto de Figueira

Figueira é uma das 27 Aldeias do Xisto no Centro de Portugal. Pertence ao grupo de Aldeias do Xisto junto ao Tejo-Ocreza. O ex-líbris da aldeia é o seu Forno Comunitário, onde ainda hoje podemos ver a marcação para a utilização do forno pelos habitantes. Para além do Forno Comunitário merecem também destaque a Casa da família Balau, a Fonte, a Eira, os Moinhos e os Lagares.

Dia 3 – Castelo Branco

Indispensável num Roteiro pela beira baixa é uma visita pelo centro Histórico de Castelo Branco.

A cidade de Castelo Branco é capital de distrito e sede de concelho. Deixo como sugestão para conhecerem esta cidade passear pelas ruas, observar os Portados Quinhentistas, as antigas judiarias, o Mural dedicado à cidade, a Torre do Relógio, o Castelo, o Jardim do Paço Episcopal, o Museu Cargaleiro e o Centro de Interpretação do Bordado.

Visita pelo Centro histórico de Castelo Branco

Castelo

Jardim do Paço Episcopal

Museu Cargaleiro

Centro de Interpretação do Bordado

Guia Prático

Deslocações

Para fazer este roteiro a melhor opção será o automóvel. No caso de não terem viatura própria, o melhor será alugarem um carro.

Find Your Rental Car

Onde Comer

Restaurante “Casa da Ti Augusta” (Aldeia do Xisto da Figueira)

A gastronomia da Beira Baixa é por si só uma verdadeira viagem. No restaurante Casa da Ti Augusta provámos alguns dos pratos típicos desta região. O Plangaio, o maranho, o afogado de boda, tigelada e licor de medronho. Também não faltaram à mesa os queijos, enchidos, azeitonas e o saboroso pão, cozido no forno comunitário da aldeia.

Restaurante “A Tábua” (Castelo Branco)

Neste restaurante a comida é servida em tábuas de madeira. No menu temos peixes, carnes e várias entradas.

Onde Dormir

Para dormir recomendo dois alojamentos.

Quinta de São Pedro de Vir a Corça (Monsanto)

Meliá (Castelo Branco)

Vídeos

Deixo-vos com os vídeos de outras viagens que fiz na Beira Baixa.

 

Nota: Este artigo pode conter links de afiliado.

Leave a Reply

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

2 comments