roteiro de 1 dia em bucelas com fotos
roteiro de 1 dia em bucelas com fotos

Roteiro de 1 dia por Bucelas (com fotos)

Bucelas – A Capital do Arinto

Saímos do centro de Lisboa, e  25 kms depois estamos na Capital do Arinto, Bucelas. Mas na realidade não chegámos a sair do distrito de Lisboa. Bucelas é uma freguesia no Concelho de Loures, Distrito de Lisboa. É a maior freguesia de Loures, e segundo os censos de 2011, a menos povoada. Tem cerca de 4660 habitantes e uma riqueza histórica desconhecida do turismo de massas.

Mas afinal o que é o Arinto?

Quando comecei a minha pesquisa e fiquei a saber que Bucelas era a Capital do Arinto, não fazia ideia o que era o Arinto. E vocês sabem? É uma casta de vinho branco originária desta região. O vinho de Bucelas é um vinho de excelência, resultado do microclima da região e dos solos do vale do Rio Trancão. É uma das mais antigas regiões demarcadas do país (1911). Envolto em várias lendas e mitos, foi imortalizado e apreciado por grandes figuras históricas, como Shakespeare, o General Wellington e o Marquês de Pombal.

No âmbito da iniciativa #euficoemportugal da ABVP, propus-me dar a conhecer uma Lisboa menos explorada e que por norma não vem nos roteiros turísticos. É esse roteiro que vos deixo aqui.

Bucelas, Uma bela surpresa por explorar

Roteiro de 1 dia por Bucelas (Loures)

Igreja de Nossa Senhora da Purificação

Quem vê a fachada da Igreja de Nossa Senhora da Purificação está longe de imaginar a riqueza da arte, do património e da história que o seu interior guarda. Reza a lenda que a construção da igreja se deveu ao aparecimento, em 1522 de uma imagem da Nossa Senhora da Purificação, onde hoje se encontra a igreja. Na porta podemos ver uma inscrição com a data de 1566. Foi classificada como património de interesse histórico em 1946.

Acompanhados pela Dra. Ana Paula Assunção, Historiadora e Museóloga da Câmara Municipal de Loures, viajámos pelo requinte dos detalhes desta igreja. Aprendemos sobre as obras expostas, o seu significado, a sua história e o seu simbolismo. De destacar o fabuloso trabalho de talha dourada de estilo nacional.

Cipo Romano ou Pedra da Memória

É um pilar paralelepípedo em calcário de lióz. Atualmente encontra-se na cabeceira da igreja de Nossa Senhora da Purificação, e supõe-se ter  servido de urna tumular de um jovem herói romano.

Museu do Vinho e da Vinha

Esta é uma terra de vinho, por isso o Museu do Vinho e da Vinha é de paragem obrigatória. Aqui ficam a saber que a Casta Arinto está envolta em várias lendas e mistérios, e nem as grandes figuras históricas lhe ficaram indeferentes, como é o caso do Marquês de Pombal, de Shakespeare, do General Wellington, entre outros. Para a nossa visita tivemos uma visita guiada com a Dra. Conceição Macieira, da Câmara Municipal de Loures.

Têm toda a história do vinho e da vinha, desde o inicio até ao fim de todo o processo de transformação das uvas em vinho. No final da visita podem fazer uma prova de vinho, que tem um custo extra. Passamos pelo antigo lagar e pela adega. E temos uma sala interativa, com realidade aumentada para nos contar a história de João Camilo Alves. Um dos maiores e mais antigos produtores de vinho da Região, que em 1881 iniciou a comercialização dos vinhos de Bucelas.

É numa antiga casa da família Camilo Alves, que desde 2013 encontramos o Museu do Vinho e da Vinha. O edifício do secúlo XIX era composto pela casa de habitação, adega e armazém de vinhos. No piso superior temos exposições temporárias. Dentro do Museu encontramos o Centro de Interpretação das Linhas de Torres.

Centro de Interpretação das Linhas de Torres

Este Centro de Interpretação fica situado numa sala dentro do Museu do Vinho e da Vinha, e aqui podemos conhecer a informação histórica sobre as invasões Francesas e as linhas de defesa que estão localizadas na zona de Loures (Rota Histórica das Linhas de Torres). Aqui temos também informações sobre os vários pontos de interesse.

Rota Histórica das Linhas de Torres

Existe um conjunto de circuitos em que é possivel explorar o património natural e arquitetónico das Linhas de Torres. Existem as Grandes Rotas (GR), e as Pequenas Rotas (PR). Em Bucelas temos 2 Pequenas Rotas (PR), de tipo circular e com partida e chegada no Museu do Vinho e da Vinha.

Pequenas Rotas – PR

Circuito de Alrota/Ajuda Grande

Pontos de Interesse – Reduto da Alrota/Ajuda Grande, Quinta da Murta, Quinta do Boição e Quinta do Chão do Prado.

Circuito do Arpim

Pontos de Interesse – Vale de Bucelas, rio Tejo, Forte do Arpim e Fortes da Aguieira e Quinta da Romeira de Cima.

Reduto da Ajuda Grande

O Reduto da Ajuda Grande fica situado a norte da freguesia de Bucelas. A guarnição prevista para este reduto era de cerca de 300 soldados. E insere-se na 2ª linha defensiva.

 Forte do Arpim

Este Forte está inserido na 1ª linha do sistema defensivo das Linhas de Torres Vedras. Está localizado no Casal do Arpim. E a sua comunicação estratégica permite uma comunicação visual com outras fortificações. É uma Fortaleza de planta em polígono irregular de sete lados, rodeada por um fosso. E foi construída a 227 metros de altitude.

Coreto Oitocentista

Teve a sua construção no final do século XIX, a estrutura do palco é em alvenaria de pedra rebocada e o pavimento é em mosaicos cerâmicos.

Chafariz Oitocentista

É construído em cantaria de lióz. Serviu de bebedouro de animais, quando se efectuavam as tradicionais feiras agrícolas.

Quinta da Murta

Terminámos a nossa visita a Bucelas na Quinta da Murta, com uma visita às vinhas, à adega e com uma prova de vinhos. A Quinta tem 27 hectares, dos quais 14,5 são de vinha das castas arinto e touriga nacional. Conta ainda com alojamento e uma sala para eventos, com capacidade para cerca de 300 pessoas. É possível fazer visitas com prova de vinhos e almoço.

Guia Prático

Este passeio teve o apoio logístico da Portugal Premium Tours, através da disponibilização de transporte, guia e organização do roteiro. Este foi um roteiro personalizado, feito “à medida” para mim. Eu disse os locais que queria visitar, e a Portugal Premium Tours tratou de todos os contactos e marcação de visitas, disponibilizando também o transporte.

Moradas e Contactos

Portugal Premium Tours

Telefones: 800 327 0936     (+351) 936 000 616

E-mail: info@premiumtours.pt

Site: http://www.premiumtours.pt

Igreja de Nossa Senhora da Purificação

Morada: Largo Esperito Santo, Bucelas

E-mail: biblioteca@jf-bucelas.pt

Telefone: 219694353

Horário do Culto: Quarta-feira a Sábado – 10:00 | Domingo – 11:00

Cipo Romano ou Pedra da Memória

Morada: Na cabeceira da Igreja de Nossa Senhora da Purificação

Museu do Vinho e da Vinha

Morada: Rua D. Afonso Henriques, 2 e 4 (EN 16) Bucelas

E-mail: museu_vinho@cm-loures.pt

Telefones: 924487277 // 211150669

Horários: Terça-feira a Domingo – 10:00 – 13:00 | 14:00 – 18:00 Encerra às Segundas-feiras e Feriados

Preço (ano de 2020) – 1,50€

Facebook: http://www.facebook.com/museusdeloures

Instagram: http://www.intagram.com/museusdeloures

Centro de Interpretação das Linhas de Torres

Morada: Museu do Vinho e da Vinha

Reduto da Ajuda Grande

Morada: Situa-se a norte da freguesia de Bucelas

Forte do Arpim

Morada: Casal do Arpim, Bucelas

Coreto Oitocentista

Morada: Praça Tomás José Machado, Bucelas

Chafariz Oitocentista

Morada: Praça Tomás José Machado, Bucelas

Quinta da Murta

Morada: Estrada Velha do Boição, Nº300, Bucelas

E-mail: qmurtageral@otmail.com

Site: http://www.quintadamurta.pt

Resumo dos Locais a Visitar

  1. Igreja de Nossa Senhora da Purificação
  2. Cipo Romano ou Pedra da Memória
  3. Museu do Vinho e da Vinha
  4. Centro de Interpretação das Linhas de Torres
  5. Rota Histórica das Linhas de Torres
  6. Circuito de Alrota/Ajuda Grande
  7. Circuito do Arpim
  8. Reduto da Ajuda Grande
  9. Forte do Arpim
  10. Coreto Oitocentista
  11. Chafariz Oitocentista
  12. Quinta da Murta
Sónia Justo

Leave a Reply

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.