Odemira – Alentejo Singular

odemira alentejo singular feitur

Concelho de Odemira

Hoje venho-vos falar de Odemira. Não apenas da vila. Mas sim do Concelho do qual a Vila de Odemira é a sede. Este é o maior Concelho do país em extensão territorial. São cerca de 1720 kms2 distribuídos por 13 freguesias (Relíquias, Sabóia, São Luís, São Martinho das Amoreiras, Vila Nova de Milfontes, Luzianes-Gare, Boavista dos Pinheiros, Longueira/Almograve, Colos, Santa Clara-a-Velha, São Salvador e Santa Maria, São Teotónio e Vale Santiago).

Concelho de Odemira - Alentejo Singular

Concelho de Odemira – Alentejo Singular

Alentejo Singular?

Sabem porque é que o Concelho de Odemira é considerado um “Alentejo Singular”? Pela diversidade das freguesias que o compõem. Aqui encontram rio, praias, planície e serra. E os 55 kms de costa que compõem o concelho de Odemira pertencem ao Parque Natural do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina. O Parque Natural estende-se desde Porto Côvo no Alentejo até ao Burgau no Algarve.

Concelho de Odemira - Alentejo Singular zambujeira do Mar

Zambujeira do Mar – Alentejo

Um Convite irrecusável

A convite do Município de Odemira e no âmbito da realização da FEI-TUR- Turismo Desportivo e de Natureza (Evento do setor turístico), fui durante um fim de semana redescobrir Odemira.

Não seria possível conhecer todo o concelho em apenas dois dias, e por isso mesmo o programa incluiu alguns dos pontos chaves do Concelho, com o objetivo de nos fazer querer conhecer mais.

Não vejo a hora de voltar para explorar mais deste Alentejo, sem dúvida tão singular, e que adoro. Não esquecer a minha “costela” alentejana. Para quem não sabe a minha família paterna é de Ferreira do Alentejo.

Concelho de Odemira - Alentejo Singular zambujeira do mar

Zambujeira do Mar – Alentejo

A Chegada

A minha sugestão é que cheguem numa sexta feira ao fim do dia. Perfeito para relaxar, jantar e descansar depois da viagem de carro. E no dia seguinte já acordam no alentejo e prontos para partir à descoberta.

Concelho de Odemira - Alentejo Singular barragem de santa Clara freguesia de santa clara a velha

Barragem de Santa Clara – Freguesia de Santa Clara a Velha

Mais do que um Roteiro

Tal como já disse, seria impossível conhecer todo o Concelho em 2 dias. Então a Marlene, do departamento de comunicação do município de Odemira, delineou um roteiro que nos permitiu desfrutar dos locais e das paisagens à medida que íamos conhecendo a sua história e cultura. De uma forma calma e agradável, em vez de visitar mais freguesias apenas para “picar o ponto”. Esta é uma sugestão de passeio para quem quer fugir dos pontos mais turísticos e conhecidos do Concelho.

Concelho de Odemira - Alentejo Singular barragem de santa clara freguesia de santa clara a velha

Barragem de Santa Clara – Freguesia de Santa Clara a Velha

Roteiro para 2 dias

O Que Visitar – Interior do Concelho

Barragem de Santa Clara – Freguesia de Santa Clara a velha

A Barragem de Santa Clara é uma das maiores barragens da Europa. Foi construída em 1969, é alimentada pelo Rio Mira, um dos rios menos poluídos da Europa, e a água percorre cerca de 84,9 Kms através dos canais.

Barragem de Santa Clara - Freguesia de Santa Clara a Velha

Barragem de Santa Clara – Freguesia de Santa Clara a Velha

Existem várias opções de atividades para quem visita a Barragem.

  • Praia Fluvial – Na Albufeira formada pela Barragem existe uma praia fluvial com uma plataforma flutuante.
  • Passeio de Barco – Podem optar por um passeio de barco. Têm barcos mais rápidos, para quem gosta de adrenalina. E barcos para fazerem um passeio mais calmo. Pode incluir ou não o almoço e têm a companhia de um guia experiente, que vos vai contando a história da Barragem. Se o tempo estiver convidativo, podem ainda dar um mergulho na barragem.
  • Kayaks – Têm à disposição kayaks simples ou duplos. Com ou sem monitor, dependendo da vossa experiência. Esta é uma forma diferente de passear pela barragem, uma vez que permite conhecer locais não acessíveis por barco.
  • Pesca Desportiva ao Achigã e à Carpa – A pesca ao Achigã é feita com a prática de “catch an release” (os peixes são devolvidos ao rio). Por forma a manter a sustentabilidade do meio ambiente.
Barragem de Santa Clara - Freguesia de Santa Clara a Velha

Barragem de Santa Clara – Freguesia de Santa Clara a Velha

Os passeios de barco, Kayaks e Pesca desportiva são feitos com a empresa  Bass Catch in Santa Clara   

Se já me seguem há algum tempo por aqui sabem que se uma das opções de atividades é um passeio de barco, muito provavelmente é a que eu vou escolher. Iniciamos o passeio no cais de embarque e ficamos a saber que algumas das habitações que aqui existiam antes da construção da barragem têm a sua estrutura ainda visível.

Barragem de santa clara alentejo concelho de odemira

Barragem de Santa Clara – Freguesia de Santa Clara a Velha

Chegamos à outra margem, onde subimos até à casa de apoio da “Bass Catch in Santa Clara”. Onde temos um delicioso lanche à nossa espera. Comemos, relaxamos um pouco, tiramos fotos. Agora para voltar, trocamos de barcos e quem veio nos barcos rápidos vai agora nos barcos “mais calmos”.

O Que Visitar – Litoral do Concelho

Cabo Sardão

O Cabo Sardão é o ponto mais ocidental da costa Alentejana.

Cabo Sardão trilho dos Pescadores

Cabo Sardão – Costa Vicentina

  • Farol do Cabo Sardão – Sabiam que o Farol do Cabo Sardão tem uma particularidade? Foi construído ao contrário, ou seja, está virado para terra em vez de estar virado para o mar. A razão? Não sei, nem consegui encontrar resposta. Se alguém souber diga. O farol foi construído em 1915, e encontra-se ainda hoje em funcionamento.
farol do cabo sardão costa vicentina

Farol do Cabo Sardão

  • Trilho dos Pescadores – O trilho dos pescadores pertence à Rota Vicentina. Já conheciam A Rota Vicentina? Eu não conhecia. E é uma rede de percursos pedestres no sudoeste de Portugal. Este é um trilho costeiro, sempre junto ao mar. Ao longo de 125 kms.
Cabo sardão costa vicentina concelho de odemira alentejo

Cabo Sardão – Costa Vicentina

Cabo sardão costa vicentina concelho de odemira alentejo

Trilho dos Pescadores – Cabo Sardão

Entrada da Barca – Zambujeira do Mar

Dos quatro Portos de Pesca Artesanais existentes no Concelho de Odemira, visitámos a Entrada da Barca na Zambujeira do Mar. É um porto de pesca pitoresco, pequeno e artesanal.

Porto de Entrada da Barca - Zambujeira do Mar alentejo odemira

Porto de Entrada da Barca – Zambujeira do Mar

Este Porto de Pesca surgiu pelo aproveitamento da enseada natural que se formou neste local. E é também considerado Porto de Abrigo para a náutica de recreio.

Porto de Entrada da Barca - Zambujeira do Mar odemira alentejo

Porto de Entrada da Barca – Zambujeira do Mar

Aqui encontramos o peixe que chega aos restaurantes da região. Entre eles Sargo, Robalo, Pargo e Dourada. Durante o fim de semana não há lota. Mas durante a semana por volta das 11horas da manhã, podemos assistir à chegada dos barcos.

Porto de Entrada da Barca - Zambujeira do Mar odemira alentejo

Porto de Entrada da Barca – Zambujeira do Mar

Porto de Entrada da Barca - Zambujeira do Mar odemira alentejo

Porto de Entrada da Barca – Zambujeira do Mar

Praia dos Alteirinhos (Praia Marítima) – Vila Nova de Milfontes

A praia dos Alteirinhos é uma das mais tranquilas da região. E procurada por quem se quer afastar do reboliço das praias mais conhecidas desta região. Uma das zonas da praia está classificada como naturista.

Praia dos Alteirinhos

Praia dos Alteirinhos

No trajeto para a praia fica a Capela da Nossa Senhora do Mar. Se procuram tranquilidade esta é a praia de eleição.

Capela de Nossa Senhora do Mar - Praia dos Alteirinhos - odemira - zambujeira do mar alentejo

Capela de Nossa Senhora do Mar

Praia das Furnas (Praia Fluvial) – Longueira/Almograve

Para quem procura uma praia fluvial, a praia das furnas é uma excelente opção. Durante a maré baixa formam-se pequenas enseadas que vão fazer as delícias dos amantes de fotografia. Foi eleita a “Melhor Praia de Rio” no concurso das “7 maravilhas Praias de Portugal” em 2012. Na realidade a Praia das Furnas divide-se em duas. A Furnas Rio e a Furnas Mar. Existem dois restaurantes de apoio à praia, um na ponta inicial na Furnas Mar. E outro na Furnas Rio, onde jantei, o restaurante Oásis (aconselho o arroz de polvo), com uma fantástica vista do pôr do sol.

praia das furnas vila nova de mil fontes odemira alentejo portugal

Praia das Furnas

Passeio de Barco na Foz do Rio Mira – Vila Nova de Mil Fontes

E voltamos a um passeio de barco. Desta vez com a River Emotions na Foz do Rio Mira. Claro que a minha escolha foi para o passeio de barco, mas também existem outras atividades disponíveis, como Stand Up Padlle ou canoagem.

passeio de barco na foz do rio mira vila nova de mil fontes odemira alentejo portugal

Passeio de Barco na Foz do Rio Mira – Vila Nova de Mil Fontes

passeio de barco na foz do rio mira alentejo portugal vila nova de mil fontes

Canoagem na Foz do Rio Mira – Vila Nova de Mil fontes

Onde Comer

Restaurante Tasco do Largo – Vila Nova de Milfontes

Restaurante O SacasZambujeira do Mar

Restaurante OásisPraia das Furnas

Restaurante ALENTOLocalizado no acesso à praia das Furnas – próximo de Vila Nova de Milfontes

restaurante alento praia das furnas vila nova de mil fontes

Restaurante Alento – Uma experiência Gastronómica

Almoçar neste restaurante foi muito mais do que uma refeição, foi uma experiência gastronómica. Experimentámos o menu de degustação, neste espaço que já foi uma escola primária. Está entre um dos melhores restaurantes que já visitei. Comida excepcional e atendimento 5 estrelas.

Onde Dormir

Naturarte Campo

Naturarte campo turismo rural alentejo concelho de odemira

Naturarte Campo Turismo Rural

Fiquei alojada no Naturarte Campo, na freguesia de São Luís. Neste Turismo Rural fui logo surpreendida pela positiva, quando me informaram que o pequeno almoço era servido das 9h30m às 12h00m. Já viram este horário noutro alojamento? Eu Não! E a mensagem é clara, é um convite para desligarmos da correria da cidade e da vida do dia-a-dia. Aqui não há pressa e é tempo de descanso.

Naturarte campo turismo rural alentejo concelho de odemira

Detalhe do pequeno almoço no Naturarte Campo

O Naturarte Campo é composto por 10 quartos duplos. Duas casas com capacidade para 2 pessoas. E uma casa com capacidade para 4 pessoas.

Naturarte campo turismo rural alentejo concelho de odemira

Piscina no Turismo Rural Naturarte Campo

Os quartos têm decoração individualizada, com peças de arte e mobiliário de família. Cada quarto “pertence” a um membro da família. Eu fiquei no quarto do Mano.

Detalhe do Quarto no Naturarte Campo - Quarto do Mano

Detalhe do Quarto no Naturarte Campo – Quarto do Mano

Os quartos têm casa de banho completa e privativa, ar condicionado e um terraço com mesa e cadeiras para poderem relaxar ou trabalhar (se mesmo num cenário destes não conseguirem, ou não puderem largar o computador). E com acesso Wi-Fi em todo o alojamento.

Exterior do Quarto do Mano no Turismo Rural Naturarte Campo

Exterior do Quarto do Mano no Turismo Rural Naturarte Campo

O pequeno-almoço é caseiro e faz lembrar a casa da avó, uma delícia. Com ovos mexidos feitos na hora  e sumo natural acabado de fazer. De destacar a amabilidade e simpatia dos funcionários e proprietários.

Naturarte campo turismo rural alentejo concelho de odemira

Naturarte Campo

No Naturarte há a preocupação em fazer um turismo responsável e de forma sustentável. Não descurando o conforto dos hóspedes, com o mínimo de impacto possível na natureza e no meio ambiente. Evita-se assim ao máximo o recurso aos combustíveis fósseis. Para tal existem painéis solares e duas unidades de produção de energia fotovoltaica. Aproveitando o sol da região e diminuindo a pegada ecológica. Também a água é re-aproveitada e em vez da utilização de relva, que exige um elevado consumo de água e manutenção, são utilizadas plantas da região. Estas estão adaptadas ao clima da região e necessitam do consumo de menos água, como a alfazema.

Picadeiro do Naturarte Campo Turismo Rural

Picadeiro do Naturarte Campo Turismo Rural

Têm à disposição várias atividades desportivas, bicicletas e cestas de piquenique. E podem ainda visitar o centro equestre e ter aulas de equitação. Estas disponíveis para adultos e crianças. E também para pessoas com dificuldades motoras. Se tiverem um cavalo também o podem trazer.

Picadeiro do Naturarte Campo Turismo Rural

Cavalo no Picadeiro do Naturarte

Naturarte Rio

Visitámos ainda o Naturarte Rio. Pertence aos mesmos proprietários, mas com um conceito diferente.

Naturarte Rio Turismo Rural Alentejo

Naturarte Rio – A vista sobre o Rio Mira

É composto por 3 casas. Uma com capacidade para 2 pessoas e duas com capacidade para 4 pessoas. Aqui é o local ideal para quem quer estar isolado e sem contacto com os outros hospedes ou com os funcionários. O pequeno almoço é servido em cestas, que são deixadas à porta de cada casa.

Naturarte Rio Turismo Rural Alentejo

Escultura “A Ver O Rio” de M. Manuela Graça. Proprietária do Naturarte Rio e Naturarte Campo

Odemira Nas Pontas dos Dedos

Com a App Descubra Odemira  disponível para IOS e Android, podem planear o vosso percurso e descobrir mais sobre o Concelho e os locais a visitar. Podem definir percursos, saber a distância entre os locais que pretendem visitar, bem como as moradas e horários. Podem fazer um diário de viagem, e têm acesso à agenda de eventos, entre outras funcionalidades.

O Município de Odemira disponibiliza rede Wi-Fi gratuita em vários locais do Concelho.

______________________________________________________________________

E vocês? Quais são os locais deste Concelho que já conhecem?Digam-me tudo nos comentários. Espero que tenham gostado. Bons Passeios. Boas Viagens. E até ao próximo post!

O meu agradecimento ao Município de Odemira pelo convite, e a todos os que nos receberam tão bem.

Gostaste do Artigo? Guarda no Pinterest!Pin It!

odemira alentejo singular feitur

Odemira – Alentejo Singular
Seguir:

2 Comments

  1. Vitor Martins
    3 Julho, 2019 / 6:02

    Não sabia que Odemira tinha tanta coisa boa para fazer e tanta paisagem linda!!
    Obrigada pelas dicas!!

    • 3 Julho, 2019 / 9:51

      E ainda ficou tanto por ver e por descobrir. É sem dúvida um Concelho a visitar muitas vezes. Obrigada pelo comentário.

Deixar uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Map of Countries Visited

I've been to 16 out of 217 countries (7.37%)
%d bloggers like this: