guatemala top 10 o que visitar guia de viagem América Central
Guatemala - América Central - ©Sonia Justo - Lovely Lisbonner

O Que Visitar na Guatemala (em Fotos) – com Guia Prático – América Central

Os 10 Lugares a Não Perder numa visita ao País da Eterna Primavera

1. Antigua Guatemala

Antigua Guatemala América Central vulcão água
Antigua Guatemala, Cidade Colonial e antiga capital do país – Guatemala – América Central – ©Sónia Justo – Lovely Lisbonner

2.Vulcão Pacaya

vulcão pacaya guatemala vulcão ativo América Central
Subida ao Vulcão Pacaya, vulcão ativo – Guatemala – América Central – ©Sónia Justo – Lovely Lisbonner

Podem encontrar a descrição detalhada de como é subir ao Vulcão Pacaya neste artigo Subir ao Vulcão Pacaya – Um dos Mais Ativos- Guatemala

3. Lago Atitlán

Lago Atitlán – Guatemala – América Central

4. Vulcão Acatenango

Vista para o Vulcão Acatenango desde o Cerro de La Cruz – Guatemala – América Central

5. Mercado de Chichicastenango

Detalhe no Mercando de Chicgicastenango- Guatemala – América Central

6. Tikal

Ruínas na Cidade Maya de Tikal – Guatemala – América Central.

7. Semuc Champey

Piscinas naturais em Semuc Champey – Guatemala – América Central.

8. Rio Dulce (Ilha Flores)

Rio Dulce – Guatemala – América Central

9. Livingston

Livingston – Guatemala – América Central

10. Ilha de Flores

Igreja na Ilha de Flores church – Guatemala – Amárica Central

Guia Prático – Guatemala

Geografia – Onde Fica a Guatemala

  • Fronteiras Terrestres – México, Belize, Honduras e El Salvador.
  • Continente – América (América Central)
  • Fuso Horário – GMT-6 (menos 6)
  • Idioma – Espanhol

Bandeira da Guatemala

bandeira guatemala

Visto – É Necessário Visto para Visitar a Guatemala?

  • Regime de Entrada e Estada – À entrada e saída da Guatemala é necessário o preenchimento de um formulário migratório, distribuído a bordo dos aviões comerciais e disponível nos postos fronteiriços e de controlo migratório.
  • Visto – Não é necessário visto de entrada para estadias inferiores a 90 dias, mas é exigida a apresentação de um passaporte válido por 6 meses para além da data do fim da viagem.
  • Visto Único Centro-Americano: A Guatemala faz parte do acordo de livre mobilidade CA-4 Centro-Americana junto com El Salvador, Honduras e Nicarágua. Isto implica que o prazo de 90 dias começa a contar a partir do momento em que se entra num destes 4 países (sem prejuízo de que ao cruzar as fronteiras entre eles será necessário passar pelo controlo de imigração e carimbar o passaporte, o que não interrompe ou reinicia o cálculo dos 90 dias).

Moeda Local e Câmbio

  • Moeda – Quetzal Guatemalteco
  • ATM – É relativamente fácil encontrar ATM’s nas grandes cidades. É aconselhável, por questões de segurança levantar dinheiro em ATM’s que estejam dentro de instituições bancárias, ou de edifícios, e não na rua.
  • Cartões de Crédito/Débito – São aceites na generalidade dos estabelecimentos comerciais, sendo o visa e o Mastercard os mais comuns. O Amex também é aceite.

O cartão Revolut é uma ótima opção para não pagar taxas e comissões bancárias enquanto viajamos.

Podem calcular o câmbio à data atual

Clima – Quando Visitar

A Guatemala é conhecida como “O país da eterna primavera“. O clima é tropical e sub-tropical, variando muito com a altitude. O clima é ameno durante todo o ano. Mas a melhor altura para visitar será durante a estação seca, de novembro a abril. Na estação das chuvas, entre maio e outubro será mais desconfortável de visitar.

  • Furacões – A temporada de furacões começa oficialmente a 1 de junho e termina em 30 de novembro, embora o período mais crítico ocorra entre os meses de agosto a outubro.
  • Época Alta – Os períodos de época alta, e consequentemente com mais visitantes, são os meses de verão (de novembro a abril) com as férias locais, o Natal, passagem de ano, e a Páscoa (a semana Santa é muito importante na Guatemala, e neste período é muito difícil encontrar alojamento). Em julho e agosto a Guatemala recebe muitos estudantes para aprenderem espanhol.
  • Estação Seca – A melhor altura para visitar será durante a estação seca, de novembro a abril.
  • Estação das Chuvas – Entre maio e outubro, será mais desconfortável de visitar.

Aeroporto

  • Aeroporto Internacional De La Aurora (GUA) – Fica na Capital do País, a Cidade da Guatemala.
  • Aeroporto Internacional Mundo Maya (FRS) (Também conhecido por Aeroporto de Santa Elena) – Fica na Cidade de Flores.

Eletricidade

  • Tomadas Tipo A

Código Telefónico Internacional

  • +502

Património Mundial da UNESCO na Guatemala

  • Parque Nacional de Tikal
  • Antigua Guatemala
  • Parque Arqueológico e Ruínas de Quirigua

Segurança na Guatemala

Informação no Portal das Comunidades Portuguesas (Ministério dos Negócios Estrangeiros):

“As condições de segurança são deficitárias, havendo registo de criminalidade elevada como assaltos, furtos, situações de abuso sexual e sequestros (express) em todo o país. As zonas fronteiriças com o México, e de modo particular os corredores utilizados para o tráfico de droga e para movimentos migratórios (departamentos de Izabal, Alta Verapaz, Petén, Huehuetenango, San Marcos) têm vindo a conhecer vários incidentes relacionados com o crime organizado e o narcotráfico.

As zonas de risco, a evitar, concentram-se nos departamentos de Escuintla, Quetzaltenango, Alta Verapaz, Izabal e Petén, bem como grande parte das zonas da capital e a maioria dos municípios limítrofes que apresentam índices de criminalidade muito elevados. Na capital deverão ser evitadas as zonas 3, 5, 6, 7, 8, 11, 12 e 18, Mixco e Villanueva, devendo ser mantida vigilância a todos os momentos durante a visita a outros pontos da cidade. Particularmente isolado, Uaxactùn é um destino desaconselhado, sendo também recomendado que os turistas se façam acompanhar por agentes certificados para aceder por via fluvial a Aguateca e Ceibal.

As zonas consideradas como de risco médio (nas quais as visitas deverão ser efetuadas com precaução) são o departamento de Sololá (Lago Atitlán) e o departamento de Sacatepéquez (La Antigua).

Recomenda-se igualmente prudência na subida a qualquer vulcão na Guatemala. Deverá obter informações mais detalhadas junto da Oficina de Assistência al Turista (ASISTUR). É recomendável que este tipo de excursões seja realizado em grupo, de dia, e com acompanhamento de guias profissionais.

Se possível, deverá deixar os seus documentos e objetos de valor em local seguro.

No interior do país e nas estradas o risco é diretamente proporcional ao grau de isolamento e à falta de infraestruturas adequadas. É desaconselhável viajar por estrada durante a noite, também por falta de iluminação das mesmas.

As autoridades guatemaltecas, através do “programa de atención al turista” (PROATUR) e do Instituto Guatemalteco de Turismo (INGUAT), disponibilizam informações sobre as condições de segurança nas zonas a visitar, e proporcionam serviços de custódia (segurança) para grupos de turistas http://proatur.visitguatemala.com/es/custodias.php.

Tanto o uso como o tráfico de drogas são severamente punidos pela lei guatemalteca, com penas que variam de dois a vinte anos de prisão, dependendo da quantidade apreendida, sujeito a detenção imediata.

Em caso de acidente de trânsito, contacte a Polícia Nacional Civil, evite discussões com terceiros.

Adote precauções extremas nas praias, pois há poucos vigilantes (nadadores-salvadores) e as correntes são muito fortes, principalmente na costa do Pacífico.”

É fundamental ter a informação de que a Guatemala está na lista dos países mais perigosos do mundo. Mas é possível visitar este país de forma segura. Eu visitei a Guatemala em Novembro de 2022, sozinha, durante uma semana e nunca me senti em perigo. São necessárias medidas extra no que diz respeito a cuidados com a segurança, a vossa pessoal e a dos vossos bens.

Emergência na Guatemala

  • Polícia nacional civil. Telefone: 110
  • Todo e qualquer tipo de emergência: 1500
  • Assistência ao turista: 00 (502) 24212810

Deslocações na Guatemala

  • Avião – O aeroporto da Capital (Cidade da Guatemala) é o Aeroporto Internacional La Aurora. Havendo voos domésticos para vários destinos.
  • “Chicken Bus” – Estes são os autocarros públicos, que fazem viagem de curta e longa distância. São conhecidos desta forma por transportarem literalmente de tudo, até galinhas. Não são considerados muito seguros por circularem com mais pessoas do que a lotação máxima aconselhada, e por serem veículos velhos com poucas condições de segurança.
  • Carro – Se decidirem alugar um veículo, é importante informarem-se sobre as condições do seguro. O estado das estradas principais em geral é bom. As viagens durante a noite são desaconselhadas, devido sobretudo à má iluminação das estradas.
  • Carrinhas “shuttle” – Este é o meio de transporte mais aconselhado para deslocações dentro do país.

Outros Artigos Sobre a Guatemala

SUBIR AO VULCÃO PACAYA – UM DOS MAIS ATIVOS- GUATEMALA

vulcão pacaya guatemala América Central
Subida ao Vulcão Pacaya – Guatemala – ©Sónia Justo – Lovely Lisbonner

 Viagem Realizada em Parceria com a Agência de Viagens 
GO DISCOVER

 http://www.godiscover.pt
 http://www.instagram.com/godiscover.travel
 http://www.facebook.com/godiscover.travel
  Planeia a Tua Viagem:

 Viaja em Segurança com 5% de desconto no teu seguro de viagem da Iati

 Dorme tranquilo e Reserva um Hotel com Booking.com

 Aluga um Carro com a Discovercars

  Descobre as melhores atrações com a GetYourGuide e a Tiqets

 O teu Material de Viagem e a tua Roupa na Decathlon

Leave a Reply

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.