Diário de Viagem - Marrocos - das Dunas de Erg Chebbi a Marraquexe- Parte 3

Diário de Viagem – Marrocos – Das Dunas de Erg Chebbi a Marraquexe – 3ª Parte

Diário de Viagem

Este é o terceiro e último Post deste Diário de Viagem a Marrocos – Lê também os dois primeiros Posts – Diário de Viagem – Marrocos – De Marraquexe a Ouarzazate e Diário de Viagem – Marrocos – De Ouarzazate às Dunas de Erg Chebbi

Esta é uma viagem a Marrocos, num Tour de 7 dias organizado pela Marrocos.com, desde Marraquexe até ao Deserto do Saara. Acompanhem-me nesta aventura, através deste Diário de Viagem!

Diário de Viagem – Marrocos – das Dunas de Erg Chebbi a Marraquexe- Parte 3

Dia 4 – Dunas de Erg Chebbi, Gorges Do Todra e Ouarzazate

Subir as Dunas de Erg Chebbi.

Posso dizer que hoje chega um dos momentos mais aguardados desta viagem. Assistir ao nascer do Sol nas Dunas de Erg Chebbi.

Subir as Dunas para assistir ao Nascer do sol no deserto
Subir as Dunas de Erg Chebbi para assistir ao Nascer do sol no deserto de Merzouga

Não dormi muito durante a noite. O barulho do vento, as dores no corpo da travessia de camelo e a ansiedade para acordar cedo, fizeram com que as horas de sono fossem poucas. O despertador tocou antes das 6 da manhã. E assim que pus o nariz fora da tenda voltei para dentro para trocar de roupa, vestir os calções está fora de questão e opto por vestir a mesma roupa do dia anterior. O vento é gelado ao ponto de fazer doer o rosto. Um bom agasalho é indispensável, assim como um bom hidratante para os lábios.

Acordar antes das 6 da manhã para assistir ao Nascer do Sol. O vento é gelado.

Estamos prontos para começar a subida das Dunas. Só aparece metade do grupo. E rapidamente constato que subir as dunas não é tarefa fácil. O objectivo era chegar ao cimo da Duna antes do Sol nascer. As dores nas pernas, o fôlego que vai faltando e o cansaço fazem-nos parar algumas vezes. E depois de chegarmos sensivelmente a meio, decidimos que já é um bom lugar para assistirmos ao nascer do sol. Agora é descansar e esperar.

O Nascer do Sol no Deserto

E o momento tão esperado chegou. Tudo que eu vos possa dizer não vai fazer justiça ao que assisti, pelo que vos vou deixar com as fotos. E sim ao vivo é ainda mais espetacular. Daquelas coisas que também podem pôr na vossa Bucket List – A lista das coisas que têm de fazer antes de morrer.

Nascer do Sol nas Dunas de Erg Chebbi - Deserto do Saara - Merzouga
Nascer do Sol nas Dunas de Erg Chebbi – Deserto do Saara – Merzouga

Às 7 da manhã voltamos ao acampamento para tomar o pequeno almoço, e por volta das 8h00m estamos prontos para a viagem de regresso. Novamente 1h30m de camelo e depois Jeep até ao Café Du Sud. Vamos iniciar o regresso a Ouarzazate, onde iremos passar a noite, mas antes vamos visitar o Gorges do Todra (Gargantas do Todra).

De Jeep no Deserto do Saara - Merzouga
De Jeep no Deserto do Saara – Merzouga

Gorges du Todra (Gargantas do Todra)

Chegamos ao magnifico Gorges du Todra, ou Gargantas do Todra como também são chamadas. Se são amantes de escalada de certeza que conhecem estes desfiladeiros, os mais famosos de Marrocos.

Gargantas do Todra - Gorges do Todra - Desfiladeiros em Marrocos
Gargantas do Todra – Gorges do Todra – Desfiladeiros em Marrocos

Dá a sensação que vamos ser engolidos pela paisagem, daí serem conhecidos também por gargantas. Estes desfiladeiros ficam no Vale do Todra e são compostos por penhascos que chegam a atingir 300 metros de altura, e que vão estreitando.

Criança no Gorges do Todra
Gorges do Todra, gargantas do Todra

Ouarzazate

Regressamos a Ouarzazate e ao Riad Dar Rita, onde vamos passar a noite, antes de iniciarmos a viagem de regresso a Marraquexe.

Ouarzazate portas do deserto hollywood do deserto marrocos

Dia 5 – Ouarzazate, Óasis de Fint, Marraquexe

Iniciamos a nossa viagem de regresso a Marraquexe. Mas antes vamos ainda visitar os Estúdios de cinema Atlas. Ouarzazate é conhecida como a Hollywood do Deserto.

OuarzazateOuarzazate portas do deserto hollywood do deserto marrocos

Estúdios de Cinema Atlas

Atlas Estúdios em Ouarzazate hollywood do deserto marrocos
Atlas Estúdios em Ouarzazate

Como trabalho numa produtora de televisão estava muito curiosa para conhecer e visitar estes estúdios de cinema. Onde foram filmadas produções como “Alexandre, o Grande” ou a “Última Tentação de Cristo”.

Atlas Estúdios em Ouarzazate.

Vários filmes e séries que retratam o antigo Egipto foram também filmadas aqui. Eu sei, pareço a Lara Croft nesta foto 😀

Atlas Estúdios em Ouarzazate hollywood do deserto marrocos
Atlas Estúdios em Ouarzazate

Gostei bastante da visita e aconselho. Por mais ou menos 4Euros têm direito a uma visita guiada com um guia a falar inglês ou espanhol, e que vos vai contando a história de cada filme e vos mostra o local onde aconteceu cada cena.

Oásis de Fint

Aqui fazemos uma breve paragem e seguimos para Marraquexe. A bem da verdade já estamos todos ansiosos por chegar ao Riad.

Oásis de Fint marrocos
Oásis de Fint Marrocos

Marraquexe

Regressamos ao ponto de partida, e ao Riad Dar El Masa. Esta noite vamos jantar a um dos mais famosos restaurantes de Marraquexe, o Comptoir Darna, na parte nova da cidade (fora da Medina).

Comptoir Darna

Restaurante Comptoir Darna - Marraquexe - Marrocos
Restaurante Comptoir Darna – Marraquexe – Marrocos

O Funcionário do Riad tinha feito as reservas no dia anterior, a nosso pedido, e tratou também do táxi que nos foi levar e buscar.

Restaurante Comptoir Darna em Marraquexe – Marrocos

À Meia-Noite era o meu aniversário, e os companheiros de viagem fizeram-me uma surpresa. Fiquei realmente surpreendida e feliz. Adorei a surpresa. E foi a primeira vez na minha vida que me cantaram os parabéns em árabe.

Aniversário no Restaurante Comptoir Darna em Marraquexe, Marrocos.
[KGVID]https://www.lovelylisbonner.com/wp-content/uploads/2017/12/IMG_9239.mp4[/KGVID]

Este Restaurante vale uma visita e um look mais elaborado. A refeição ronda em média os 30€ por pessoa, e o espetáculo de dança do ventre tal como o acesso à discoteca no andar de cima está incluído no preço. O ambiente é seleccionado e sofisticado, e até o Wc merece uma visita pela arquitectura.

Restaurante Comptoir Darna - Marraquexe - Marrocos
Restaurante Comptoir Darna – Marraquexe – Marrocos
Restaurante Comptoir Darna em Marraquexe – Marrocos

Dia 6 – Marraquexe

Agnaou, é uma das 20 portas da cidade de Marraquexe

Hoje é o dia do meu aniversário. Hoje o dia é todo dedicado a visitar a cidade com um guia local oficial. Logo à noite é o meu segundo jantar de aniversário e o restaurante também já está reservado. Mas agora são 9h00m da manhã, pequeno-almoço tomado e de seguida vamos visitar: o Palácio Bahia, os Túmulos Saadianos, A Mesquita Koutoubia, o Bairro Judeu, e os Souks na Medina.

Palácio Bahia

Este é um dos locais que têm mesmo de visitar, pela sua beleza, história e imponência. Foi construído no século XIX pelo grão-vizir Si Musa e ampliado pelo seu filho Ahmed Ben Musa, que mantinha aqui o seu harém com 4 esposas e 24 concubinas.

Foi um dos locais que mais gostei de visitar e fotografar.

O valor para visitar o Palácio é de aproximadamente 1€.

Túmulos Saadianos

Os Túmulos Saadianos são um mausoléu colectivo, onde estão sepultados membros da dinastia Saadiana que reinou em Marrocos do século XVI ao XVII.

Mesquita de Koutoubia

Este é o principal templo de Marraquexe, e os não muçulmanos não podem entrar, pelo que visitámos, ou melhor admiramos apenas o exterior. A arquitectura é lindíssima e o seu minarete com 69 metros de altura pode ser avistado em praticamente toda a cidade. E é um óptimo ponto de referência.

É aqui que é feito o chamamento para a oração 5 vezes por dia.

Souks

Nos Souks encontram praticamente de tudo, desde doces a artigos de pele. Têm sempre de regatear o preço. E não tenham vergonha, até eu que nunca tinha regateado um preço na minha vida, consegui fazer bons negócios.

Os Souks no interior da Medina de Marraquexe, Marrocos

Nas Ruas mais para o interior da Medina, encontram as ruas divididas por ofícios. Tal como era a Baixa Lisboeta. A rua dos ourives, a rua dos sapateiros, da prata, do ouro, etc.

A meio da visita fizemos uma pausa para almoço, e no fim da visita guiada que acabou por volta das 16h00m voltámos ao Riad para descansar e nos prepararmos para jantar.

Jantar de Aniversário

O meu jantar de aniversário foi no restaurante El Pepenero, bem pertinho do nosso Riad, a 5 minutos a pé. Aqui ao passar a porta temos a sensação que acabamos de entrar num palácio. servem comida tipicamente Marroquina e Italiana, e o preço médio por pessoa ronda os 20€.

A viagem chegou ao fim e amanhã volto a Portugal. Levo Marrocos no coração, e tenho a certeza que vou voltar muitas vezes.

Gostaste do Post? Não deixes de ler os outros posts deste Diário de Viagem:

Não te esqueças que o tour não inclui Seguro de Viagem, e que este é obrigatório para que possas iniciar a viagem sem percalços. Eu viajo sempre com seguro de viagem e esta é das formas de te sentires seguro e confiante durante as tuas viagens. Se costumas viajar sem seguro ou se tens dúvidas sobre se vale a pena ou não contratar um seguro de viagem, não deixes de ler este artigo sobre a importância de viajar com seguro de viagem. O Blog tem uma parceria com a IATI Seguros, e é com eles que contrato sempre os meus seguros de viagem. E se contratares o seguro com a Iati Seguros através do meu Blog tens 5% de desconto, é só clicares na imagem.

Podem ler este Roteiro mais Detalhado também escrito por mim, no site da Marrocos.com

Espero que tenham gostado, Boas Viagens e Até ao Próximo Post!

Gostaste do Post? Guarda no Pinterest!