dicas de viagem, Estrangeiro, Lifestyle, Marrocos, Viagens

Diário de Viagem – Marrocos – De Ouarzazate às Dunas de Erg Chebbi – 2ª Parte

Diário de Viagem

Este é o segundo Post deste Diário de Viagem a Marrocos – Lê também o primeiro Post – Diário de Viagem – Marrocos – De Marraquexe a Ouarzazate

Esta é uma viagem a Marrocos, num Tour de 7 dias organizado pela Marrocos.com, desde Marraquexe até ao Deserto do Saara. Acompanhem-me nesta aventura, através deste Diário de Viagem!

Diário de Viagem- Marrocos - De Ouarzazate às Dunas de Erg Chebbi
Diário de 7 Dias em tour por Marrocos – Parte 2 – De Ouarzazate às Dunas de Erg Chebbi

Dia 3 – Ouarzazate, Vale do Draa, Dunas de Erg Chebbi

O dia começa cedo em Ouarzazate, ouvimos o chamamento para rezar, bem… ouvimos não, ouviram todos menos eu. Estava tão cansada que dormi que nem uma “pedra”. Não sei se foi do cansaço ou da cama, mas tive as melhores noites de sono da viagem em Ouarzazate.

Até já Ouarzazate

Às 8 da manhã, depois do pequeno almoço tomado, deixamos para trás o nosso Riad (Riad Dar Rita), ao qual voltaremos no dia seguinte. E começamos a nossa jornada em direcção ao deserto. As Bagagens ficam guardadas no Riad. E levamos apenas uma pequena mochila, com o essencial para passarmos uma noite no Deserto.

Ouarzazate @marrocoscom #travelblogger #marrocos #marocco #ouarzazate

A post shared by Sonia Justo (@lovelylisbonnertravelblog) on

Uma Noite no Deserto?

Sim, vamos passar uma noite numa tenda no meio do Deserto do Saara (também conhecido por Deserto de Merzouga, nome da aldeia mais próxima). Vamos fazer a travessia das Dunas de Erg Chebbi numa caravana de camelos (que na realidade são dromedários) e vamos assistir ao magnífico nascer do sol. Mas isso é mais para a frente… para já vamos passar pelo Vale do Draa e pela Aldeia de Merzouga.

Vale do Draa

Chegando ao Vale do Draa estamos às portas do Deserto do Saara. Aqui o contraste na paisagem é fabuloso. Entre um vale verdejante de palmeiras e as montanhas áridas e inóspitas. O Vale do Draa é banhado pelo Rio Draa, o maior rio de Marrocos. Depois das fotos e de descansarmos um pouco, estamos prontos para seguir viagem. E a próxima paragem é na aldeia de Merzouga.

Vale do Draa 😍 o contraste é fabuloso @marrocoscom #valedodraa #marrocos #marocco #travelblogger

A post shared by Sonia Justo (@lovelylisbonnertravelblog) on

Merzouga

Em Merzouga visitámos um mercado local, onde se pode encontrar um pouco de tudo. E um mercado onde se comercializam Burros. Estamos já muito perto do local onde vamos iniciar a travessia do Deserto. A expectativa é grande, e acho que ninguém ligou muito à visita aos mercados de Merzouga, tal era a excitação para chegar ao deserto. Parecíamos todos autênticas crianças.

Mercado na aldeia de Merzouga @marrocoscom #merzouga #marocco #marrocos #travelblogger

A post shared by Sonia Justo (@lovelylisbonnertravelblog) on

Café Du Sud

Seguimos até ao local onde nos vamos preparar para o Deserto. Eu sei parece que nunca mais chegamos ao deserto… Sentimos o mesmo! E a paisagem não engana, estamos no Deserto!!!

Chegamos ao Café Du Sud, e é uma verdadeira miragem, não acreditam? Avaliem pelas fotografias, e olhem que elas não fazem justiça ao local ao vivo e a cores. “In loco” é ainda mais bonito.

Este vídeo mostra bem que parece uma miragem no meio do deserto 🙂

Aqui preparamos-nos com os lenços que a Marrocos.com nos deu, bebemos chá e comemos frutos secos e descansamos um pouco à beira da piscina. Agora vamos em caravana de jeeps até ao ponto onde os camelos nos esperam.

Dunas de Erg Chebbi

Chegámos às Dunas de Erg Chebbi, o maior conjunto de dunas de Marrocos. Agora espera-nos uma travessia de cerca de 1h30m em caravana de camelos (dromedários). E vamos ter a oportunidade de assistir ao maravilhoso Pôr do Sol no Deserto, enquanto estamos a atravessar as Dunas, imaginem o cenário, simplesmente das coisas mais lindas a que já assisti na vida.

Andar de Camelo

Andar de camelo não é fácil, pelo menos nas Dunas de Erg Chebbi não é. Mas vale a pena? Com toda a certeza que sim! Basta verem as fotografias. Eu já tinha andado de camelo no Egipto, mas foi um passeio tipicamente turístico. Uma voltinha e pronto está feito.

Aqui não é assim. É uma viagem que dura cerca de 1h30m, sempre em cima do camelo. Sem paragens, com vento (bastante vento), areia (óculos são essenciais), frio e imaginem o subir e descer as Dunas. O que significa que no  fim da viagem vão estar cansados. E no dia seguinte com o corpo todo dorido.

O Acampamento!

Para mim foi a miragem no meio do Deserto 🙂 Tinha de fazer a piada! Não imaginava que este seria o melhor jantar de toda a viagem. E não é que as outras refeições tenham sido más, nada disso, esta é que foi espetacular.

E ninguém estava à espera que as tendas fossem verdadeiras casas, com casa de banho privativa e água  quente.

O Deserto

Aqui a energia é realmente única, eu sei que parece um “lugar comum” dizer isto, mas só mesmo estando lá. Toda a gente devia de ir ao Deserto pelo menos uma vez na vida. Eu já tinha estado no Deserto, quando estive na Tunísia. Mas quem nunca foi devia pôr na Bucket List (A lista de coisas a fazer antes de morrer).

E como costumo dizer, para compreender a magia do deserto, só mesmo estando lá.

A Noite no Deserto

Depois do jantar foi altura para nos sentarmos à volta da fogueira, e os nossos anfitriões brindaram-nos com um espetáculo de música. Fomos convidados a participar e todos tocámos e dançámos.

A noite no deserto 😊🐪🇲🇦 @marrocoscom #ergchebbi #marocco #marrocos #travelblogger

A post shared by Sonia Justo (@lovelylisbonnertravelblog) on

Este video mostra a descontração de todos 🙂 e como não há wi-fi no Deserto, ninguém está “agarrado” ao telemóvel.

É hora de ir dormir. Quem quiser ver amanhã o nascer do sol, tem de se levantar antes das 6 da manhã. E este é um espetáculo que eu não vou querer perder.

Chegou ao Fim?

Mas isso fica para o próximo Post, o 3º e último deste Diário de Viagem a Marrocos. O próximo será “Das Dunas de Erg Chebbi a Marraquexe”. Onde vamos visitar o Gorges do Todra, os Estúdios de Cinema Atlas, os Oásis de Fint. E por fim voltamos a Marraquexe, para a comemoração do meu aniversário (com uma surpresa especial), e para a visita de alguns dos mais emblemáticos locais da cidade.

Gostaram dos 3 primeiros dias? Então não percam o resto da viagem e desta minha aventura por terras marroquinas.

Até já a assistir ao Nascer do Sol nas Dunas de Erg Chebbi!

É assim o nascer do sol 🌅 no deserto 😀 @marrocoscom #ergchebbi #travelblogger #marrocos #marocco

A post shared by Sonia Justo (@lovelylisbonnertravelblog) on

Gostaste do Post? Guarda no Pinterest!

Pin It!

Diário de Viagem - Marrocos - De Ouarzazate às Dunas de Erg Chebbi
Diário de 7 Dias em tour por Marrocos – Parte 2 – De Ouarzazate às Dunas de Erg Chebbi

Este é o primeiro Diário de Viagem aqui no Blog, e começamos logo com este país maravilhoso, Marrocos. Como o Diário de viagem é extenso, está dividido em 3 posts diferentes.

11 thoughts on “Diário de Viagem – Marrocos – De Ouarzazate às Dunas de Erg Chebbi – 2ª Parte

  1. Foi mesmo das experiências mais marcantes da minha vida, de dormir num deserto, a ouvir nada mais que o silêncio, dormir debaixo das estrelas.
    A foto que estás com um lenço na cara parece que és uma bandida assaltante de camelos 😀

Deixar uma resposta

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.