Comer no Palácio – Palácio Chiado

Vamos Comer no Palácio?

Vamos sim, ou melhor eu já fui. Na semana passada fui até ao Palácio Chiado, na Rua do Alecrim Nº70 em Lisboa, para conhecer novo conceito ROSMARINO. O mais recente espaço gastronómico do Palácio, inspirado na cozinha italiana.

Palácio Chiado Fachada

Palácio Chiado – Rua do Alecrim Nº70

Conhecem o Palácio?

Mas antes de vos relatar a experiência gastronómica que tive, vou-vos fazer uma breve apresentação deste espaço tão agradável e acolhedor, no coração de Lisboa.

Palácio Chiado Fachada

Palácio Chiado

Breve História do Palácio

O Palácio Chiado, também conhecido como Palácio Quintela foi construído em 1781. Aqui podiam encontrar a Aristocracia e “Bons Vivants”, em opulentos Bailes e Banquetes, ou apenas a apreciar obras de arte inéditas.

Curiosidades

Sabiam que foi neste Palácio que tiveram origem expressões como “farrobodó”  ou  “à grande e à francesa”? Sim é verdade. E claro que sendo eu uma curiosa com a origem das expressões populares, fiquei maravilhada. E aqui fica a explicação de como surgiram estas duas expressões.

Palácio Chiado - Detalhes

Palácio Chiado – Detalhes

Em 1801 nasce, no Palácio o futuro 2º Barão de Quintela, também batizado Joaquim Pedro de Quintela, 1.º Conde de Farrobo. Apesar da relevância na vida política, social e cultural de Portugal, será para sempre lembrado pelos seus excessos. E associado ao Palácio nasce a famosa expressão “farrobodó”. (Até hoje achava que a expressão era “forrobodó”, agora já sei de onde deriva).

Em 1807, durante os nove meses que durou a primeira invasão francesa, o General Junot instalou-se no Palácio Quintela, na Rua do Alecrim. Ostentação era a palavra de ordem, vivendo à grande e à francesa. Surgindo assim a famosa expressão “à grande e à francesa”.

Largo do Barão Quintela, em frente ao Palácio Chiado

Largo do Barão de Quintela, em frente ao Palácio Chiado

As várias “facetas” do Palácio

Ao longo dos anos o Palácio teve várias facetas. Foi alugado ao Cônsul de França, funcionou como Grémio Literário, e em 1970 uma parte do Palácio Quintela é arrendada ao IADE. O Instituto de Arte e Decoração.

Em 2014 O Palácio Quintela renasce pela mão de três sócios que viram no Palácio a oportunidade de desenvolver um conceito original e inédito em Lisboa. A prioridade foi dada ao restauro das pinturas e vitrais, mantendo os traços originais e sendo fiel ao passado histórico.

O projeto de arquitectura ficou a cargo de Frederico Valsassina. E a decoração do espaço foi feita pela arquitecta Catarina Cabral, onde o desafio foi encontrar peças que pudessem integrar o ambiente do Palácio sem se sobreporem à imponência dos seus detalhes e frescos.

Em 2016 o renovado Palácio Chiado, abre novamente as suas salas ao público e torna-se um espaço de referência na Capital.

Palácio Chiado - Vitral

Palácio Chiado – Vitral

O Palácio – O Conceito

Entre obras de arte e frescos oitocentistas, o Palácio Chiado tem à vossa disposição seis conceitos gastronómicos distintos, complementados ainda por dois Bares e uma Confeitaria. 

O Palácio é constituído por 2 pisos. No primeiro piso, quando entram, têm o Hall, os Wc’s, a cozinha e um dos Bares.

Uma escadaria maravilhosa leva-nos até ao segundo Piso e às próximas salas.  

Palácio Chiado - Hall

Palácio Chiado – Hall

 

Palácio Chiado Escadaria

Palácio Chiado – Escadaria

 

Palácio Chiado Escadaria

Palácio Chiado Escadaria

 

Palácio Chiado Cozinha

Palácio Chiado – Cozinha

No cimo da Escadaria temos o Foyer, a sala onde podem encontrar a famosa escultura do Leão suspenso, e onde almocei. Têm ainda a Sala Quintela, Uma sala particular, que pode ser alugada para eventos, e com capacidade para 15 a 25 pessoas. A Sala das Sabinas, a Sala de Baile e a Sala Árabe.

É no segundo piso que também fica o segundo Bar do Palácio.

Palácio Chiado sala do Leão foyer lisboa

Palácio Chiado Foyer

Qualquer que seja a sala da vossa eleição, têm o menu integrado, que conta com as propostas dos seis espaços. Farrobodó, SEA, Local Chiado (by Local Your Healthy Kitchen), Meat Bar, Barra, Rosmarino e Confeitaria do Palácio. O serviço de bar ficou a cargo da parceria com o Ás de Copos.

Palácio Chiado Detalhes

Palácio Chiado Detalhes

A vossa refeição será sempre acompanhada pelas obras de arte e arquitetura incríveis. E até 30 de Junho de 2018 podem ver as pinturas do artista Sícho nas várias salas do Palácio.

Palácio Chiado - Pintura de Sícho

Palácio Chiado – Pintura do artista Sícho

 

Palácio Chiado - Detalhe Porta

Palácio Chiado – Detalhe Porta

 

Palácio Chiado - Detalhe Porta

Palácio Chiado – Detalhe Porta

Até a decoração dos Wc’s é original e criativa.

Palácio Chiado - Entrada Wc's

Palácio Chiado – Entrada Wc’s

 

Palácio Chiado - Entrada Wc's

Palácio Chiado – Entrada Wc’s

 

Palácio Chiado - Entrada Wc's

Palácio Chiado – Entrada Wc’s

O Novo Conceito Rosmarino – O melhor de Itália com um Toque Português

Agora passamos ao que me fez vir ao Palácio desta vez. O novo conceito Rosmarino, e que passa a fazer parte das escolhas gastronómicas disponíveis no menu do Palácio. E agora que já vos fiz a apresentação do Palácio, não têm mesmo desculpa para não vir conhecer este novo conceito.

Inspirado nas raízes da cozinha italiana, Rosmarino é o espaço de eleição para degustar os melhores ingredientes e sabores de tão emblemática gastronomia.

Cheguei por volta das 12h30m e fui muito bem recebida pelo funcionário que procurou a minha reserva e me deu a indicação de como chegar até ao Foyer, a sala onde está a estátua do leão, e que é a minha favorita. Fiquei o almoço todo maravilhada, tanto com a gastronomia, como com a arquitetura e decoração, tanto da sala como de todo o palácio. Sim porque antes e depois do almoço dei uma volta pelas outras salas, para admirar a exposição de pintura e toda a envolvência do Palácio. Seria uma pena não o fazer.

A Comida italiana é uma das minhas perdições. Para entrada escolhi uma Focaccia com Alecrim (com mousse de requeijão, tomate seco e manjericão), que foi o inicio perfeito para esta refeição. Avizinhava-se uma experiência gastronómica fantástica.

Palácio Chiado - Rosmarino - Focaccia com Alecrim

Palácio Chiado – Rosmarino – Focaccia com Alecrim

Para Prato Principal, foi difícil escolher entre as várias Pastas e Risottos, o que significa que vou ter de voltar várias vezes para experimentar os outros pratos.

Mas enquanto bebia um sumo de laranja natural e uma água, que finalmente parece que o verão decidiu aparecer, decidi escolher uma Pasta. E a eleita foi um Tagliolini Nero, com camarão, amêijoas e alho. E não me arrependi. Condimentado Q.B. e com um aroma e sabor a verdadeira Itália. Afinal Itália é como vocês já sabem o meu país de eleição.

Palácio Chiado- Tagliolini Nero, com camarão, Amêijoas e alho.

Palácio Chiado – Tagliolini Nero, com camarão, Amêijoas e alho.

A sobremesa ficou a cargo da Confeitaria do Palácio, porque ainda não têm disponíveis os doces típicos Italianos. E apesar de eu não ser uma amante de doces, fiquei completamente rendida a esta mousse de ovos moles, uma bomba calórica que vale cada caloria. Sem dúvida que está entre os melhores doces que já provei.

Palácio Chiado Mousse de Ovos Moles

Palácio Chiado – Mousse de Ovos Moles

E se com isto ainda não estão rendidos ao Palácio Chiado, então não têm salvação gastronómica possível 🙂

Preço

O preço médio por refeição ronda os 20€/30€. Dependendo sempre do que escolherem para beber.

Como Chegar

Têm perto o Metro da Baixa-Chiado e do Terreiro do Paço. Se quiserem levar o carro, já sabem que estacionar na zona do chiado é uma aventura e o melhor será deixar o carro num parque de estacionamento. Podem sempre apanhar um Uber ou um Táxi. opções de como chegar é o que não falta.

Localização

Palácio Chiado
R. Alecrim 70
1200-018 Lisboa
Portugal

Para mais informações podem consultar o site do Palácio Chiado: http://palaciochiado.pt

geral@palaciochiado.pt

(+351) 210 101 184

Domingo a Quinta-feira:
12h00 – 00h00
Sexta e Sábado:
12h00 – 02h00

Espero que tenham gostado, Bons Passeios, Boas refeições. E não se esqueçam de comentar, gostar e partilhar muito.

GuardarGuardar

GuardarGuardar

GuardarGuardar

Seguir:

Deixar uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.