dicas de viagem, estrangeiro, Lifestyle, Viagens

Visitar a Galeria Uffizi (Florença) – Before You Die #8

Bom Ano!!! Estamos de volta ao Blog e aos Posts, e depois do descanso e da comilança das festas, até nem foi assim tanto… 🙂 voltamos à escrita e a Itália. Desta vez à bela cidade de Florença, para visitar a Galeria Uffisi, uma das mais importantes e imperdíveis galerias para os amantes de arte e não só. A Galeria Uffizi (em português, Galeria dos Ofícios) é o mais famoso museu de Florença e um dos mais famosos e importantes do mundo. Para mim é um dos mais impressionantes museus que já visitei, e olhem que eu já visitei alguns…

Florença é uma cidade magnifica e que merece um post todo dedicado a ela, a seu tempo. Andei a pesquisar nos meus arquivos, e não tenho nenhuma foto da Galleria, parece que vou ter de lá voltar um dia destes para minimizar esta falha… Uma chatice 🙂

Estive em Florença no verão de 1998 e fazia um calor insuportável, nessa viagem os termómetros chegaram aos 42 graus, imaginem…mas foi sem dúvida uma viagem maravilhosa e sobre a qual tenho sempre tanto para contar. Cada vez que começo a escrever sobre Itália surgem-me sempre mais ideia de novos posts sobre as várias cidades que visitei, que boa experiência que foi e que continua a ser, através de tantas e tão boas memórias. Por isso é que um dos lemas da minha vida é coleccionar experiências e não coisas, e viajar é uma experiência maravilhosa que se prolonga ao longo do tempo. Se quiserem podem ler outros posts que escrevi sobre Itália AQUIAQUI, e AQUI.

Mas agora voltando à Galeria…

O edifício que alberga a Galeria Uffizi ficou concluído em 1580 e foi construído por Giorgio Vasari a pedido de Cosimo I de Médici para alojar os gabinetes administrativo e legal (uffizi em italiano antigo) de Florença. No ano seguinte, Francesco I decidiu utilizar uma parte do edifício como galeria pessoal, onde colocou a sua colecção de quadros, pedras, jóias, estátuas, peças em bronze, miniaturas, instrumentos científicos e raridades naturais.

Apesar do fim da dinastia dos Médici, a Galeria Uffizi manteve a sua integridade graças ao legado da sua última herdeira. Ana Maria Luísa de Médici deixou tudo à família Lorena mas pediu que a colecção permanecesse intacta e em Florença.

A Casa de Lorena abriu a galeria ao público em 1769 tendo reorganizado as colecções de acordo com os critérios da época das Luzes, que consistia em separar as obras das artes maiores das pertencentes às denominadas artes menores. Desde então, a família Lorena decidiu coleccionar sobretudo obras de nível europeu. No século vinte, a Galeria Uffizi era sobretudo conhecida como uma galeria de quadros.

Para quem visita Florença é certamente um local a não perder.

 

Espero que tenham gostado, boas viagens e até ao próximo post.

 

Arrivederci!!!

 

INFO:

Morada do Museu: Piazzale degli Uffizi, Florença, Itália.

Horário de funcionamento:

De terça-feira a domingo – das 08:15 às 18:50

A bilheteira encerra às 18:05

O encerramento da Galeria começa às 18:35

Encerrado: Segundas-feiras, Dia de Ano Novo, Dia 1 de Maio e Dia de Natal.

Bilhetes:

Preço Normal: €6,50

Preço Reduzido: €3,25

Gratuito: Crianças com menos de 6 anos, pessoas com deficiência e seus acompanhantes, guias turísticos e professores inseridos em grupos escolares devidamente autorizados.

O preço dos bilhetes pode alterar-se no decorrer de eventos especiais ou exposições temáticas.

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *