O Meu Propósito Muda o Mundo – Coaching com Rafael Nacif

O Meu Propósito Muda o Mundo – Coaching com Rafael Nacif

Mais uma volta, Mais uma corrida…

Sete da manhã, sábado e o despertador toca. Estamos em junho mas o verão teima em não aparecer por estas bandas e lá fora cai uma chuva torrencial, vontade de sair da cama? Zero! Mas porque é que eu me meto nestas coisas?! É uma frase que repito muitas, muitas vezes ao fim de semana…

Depois de passado o “choque” matinal de acordar cedo ao fim de semana, saio de casa toda contente por ir aproveitar o dia com mais uma atividade interessante. Às vezes até acordo às seis da manhã ao fim de semana sem ter nada marcado para fazer de manhã, mas nos dias em que tenho coisas marcadas penso sempre que podia dormir mais 🙂 Eu sei, a criança que há em mim às vezes faz birra…

Evento - O Meu Propósito Muda o Mundo rafael nacif coaching

Evento – O Meu Propósito Muda o Mundo

Sabem que tenho “bicho carpinteiro” como dizia a minha mãe, e embora neste ano tenha descoberto a arte do “dolce far niente”, que na realidade no meu caso tenho sempre de estar a fazer alguma coisa. Porque tal como costumo dizer, sou como as crianças e aborreço-me muito facilmente. No meio de tanta correria, já tenho ficado doente porque o nosso corpo dá sempre o alerta para pararmos, nós é que muitas vezes insistimos em ignorar os sinais. E acabo sempre por descansar “à força”. Quando, por exemplo, fico muitos dias com poucas horas de sono acabo invariavelmente por chegar a um ponto em que a minha garganta ou aquela sensação de gripe me dão o sinal de que alguma coisa não está bem. É este o meu ponto fraco a nível físico, e também o sinal de alerta. Cada um terá certamente o seu.

Já tenho planeado ficar um fim de semana em casa “para descansar”, e ficar aborrecida depois de já ter assistido a séries no netflix, ter escrito no blog, ter lido e arrumado a casa toda e acabo por decidir ir sair…

Evento - O Meu Propósito Muda o Mundo rafael nacif coaching

Detalhe do Espaço da Brave Generation

Sair da zona de conforto (Outra vez?)

E porque é que comecei com esta conversa toda antes de vos contar como foi o evento? Porque muitas vezes temos de sair da nossa zona de conforto. Eu estou sempre a fazê-lo, mas para mim é natural porque preciso dessa força motivadora. E atenção que ser natural não quer dizer que seja fácil. Era mais fácil ficar a dormir? Era! Mas os resultados seriam os mesmos? De certeza que não! Como é óbvio não vou conseguir tudooooo a que me proponho, é a vida e faz parte do nosso crescimento, mas sei que tentei. Em vez de me lamentar porque os outros conseguem e eu não, eu penso sempre que se já alguém conseguiu então eu também posso conseguir, para mim é uma força motivadora. E este Evento veio reforçar ainda mais estes meus pensamentos e ensinamentos que a minha mãe sempre me transmitiu de uma forma tão natural.

Vamos lá ao Evento

O Meu Propósito Muda o Mundo? Mas que tipo de evento é este afinal?

Imaginem uma sessão de oito horas intensivas de coaching. Um Palco no centro da sala. 80 pessoas distribuídas pelos sofás que estão em redor do palco. Um orador, o Coach. Sem interrupções para almoço. Catering livre à disposição. Em que cada um se levanta e vai comer ou ao wc, conforme as suas necessidades. porque afinal somos todos diferentes, e é esse o espírito do evento. Cada um se redescobrir, e levar daqui ferramentas que o ajudem a descobrir, redescobrir e/ou alcançar os seus objetivos e o seu propósito no mundo. Podia dizer que é um evento intensivo de desenvolvimento pessoal, mas penso que dizer só isso seria redutor. E poderá ser muito mais, depende sempre do que cada um vai fazer com a experiência que teve aqui.

Evento - O Meu Propósito Muda o Mundo rafael nacif coaching

Detalhe do Espaço da Brave Generation

Epifania? Não senhores, Não!

Não saímos de lá e vamos-nos todos despedir dos nossos empregos para realizar os nossos sonhos. Não é isso que se pretende, não é assim que funciona. Isto não é uma pílula mágica, que tomamos e já sabemos tudo o que temos de fazer para alcançar os nossos objectivos. A metodologia assenta no auto conhecimento, desenvolvimento de competência e mudança de pensamentos e atitudes.

Aqui abre-se a mente. Põe-nos a pensar e a refletir, coisas que parecem tão banais e naturais, mas que com a correria do dia a dia muitas vezes acabamos por não fazer. Por não “olhar para nós” e para o que realmente queremos para a nossa vida. Entramos tantas vezes no modo automático, com as mesmas rotinas ao longo de tantos anos, que nos esquecemos de pensar se aquilo continua a ser o que queremos e o que nos faz felizes. Porque as nossas escolhas podem ter sido as que fizeram sentido na altura (porque acredito que não há escolhas certas ou erradas, são isso mesmo escolhas). Mas somos seres em evolução e passados, 2, 5, 10 ou 15 anos podem já não nos preencher emocionalmente, profissionalmente ou fazer sentir realizados. E não há nada de errado nisso.

Evento - O Meu Propósito Muda o Mundo rafael nacif coaching

Rafael Nacif com os “power coaches” que ajudaram no evento. Acácio Santos e Nicole Matias

Coaching

Há que desmistificar estas questões. Por natureza somos resistentes à mudança. Quando falam em mudança lembro-me sempre de um professor que tive na faculdade que dizia que muitas pessoas diziam que eram abertas à mudança, mas que se chegassem ao trabalho e lhes mudassem o lugar da cadeira iam reclamar…

E muitas pessoas ouvem falar em desenvolvimento pessoal e “fogem a sete pés”. Isto é Coaching. Eu já fiz sessões de coaching e realmente ajuda-nos a manter o foco. Imaginem que é como ter um “plano de negócios” mas em vez de ser para o vosso negócio, é um plano adaptado à vossa vida e que vos vai ajudar a manter o foco e a motivação, tantas vezes difícil.

Quem é o Rafael Nacif?

Empresário, investidor e coach. Natural de Belo Horizonte no Brasil. Tem 38 anos, e através das suas viagens de bicicleta, descobriu que a sua grande paixão é ajudar os outros a descobrirem o seu propósito no mundo. Fundou várias empresas e participa com frequência em provas desportivas radicais, como forma de promover causas sociais e humanitárias.
Depois de viver em vários países é agora a vez de Portugal ser a sua casa.

Evento - O Meu Propósito Muda o Mundo rafael nacif coaching

Rafael Nacif no Palco

Percurso Académico e profissional

Aqui associou-se ao empresário Sul-africano Tim Vieira e, juntos, criaram a Brave Generation e a Green Meridian. Fundou ainda a Patágora, empresa de Investimento e Desenvolvimento Imobiliário. É Ativista de causas sociais e humanitárias, e o fundador da Associação “Anna e Sophia”. Tem Certificação Internacional em Coaching pela BeCoach. Formação em Coaching for performance pela Performance Consultants International e pela International Academy for Professional Development, Londres, Reino Unido. Programa de Gestão de Liderança, pela AESE Business School, Lisboa. Licenciatura em Gestão do Ambiente e comunicação, pela Hawaii Pacific University, E.U.A.;

E a minha experiência no Evento, como foi?

Ah e tal eu estou “imune” às emoções…

Eu cheguei ao evento “cheia de mim”. Não me interpretem mal. Não no sentido de “sou uma grande blogger, sou a maior”, não foi nada disso. Foi mais do género “Já tive sessões de coaching e já participei em eventos deste género por isso estou “imune” às emoções… pois sim… só que não, como é claro…

Sim porque neste tipo de eventos vamos pensar sobre coisas do passado, que deviam ter ficado lá, mas que muitas vezes ainda não resolvemos connosco. Que nos magoam, e que não nos deixam avançar, e  enfrentar isso meus amigos…isso custa…

Evento - O Meu Propósito Muda o Mundo rafael nacif coaching

Evento – O Meu Propósito Muda o Mundo rafael nacif coaching

Eu estou aqui só para ver e escrever, não vou participar…

Quando recebi o convite para participar no evento a ideia era ver “de fora”. Não ia participar, não ia fazer os exercícios. Ia observar, para depois contar o que tinha achado de toda aquela experiência, mas do ponto de vista de observadora e não como participante.

Mas… Não Resisto a um Bom Desafio!

Cheguei ao evento por volta das 9h00m, para ir conhecer o espaço antes dos participantes chegarem. O evento começou às 10h00m. Conheci pessoalmente o Rafael, falei com os outros Coaches que ajudaram no evento como voluntários, tomei café, e falei com alguns participantes que entretanto foram chegando.

Quando começou a acreditação e dei o meu nome, entregaram-me um kit igual ao dos participantes (um saco de pano com uma t-shirt, e material para os exercícios). E foi aqui que o Rafael me lançou o desafio de eu também participar nos exercícios, só se quisesse. Mas é claro que eu não ia recusar o desafio.

Participei, fiz todos os exercícios, emocionei-me e saí motivada.

Senti-me super bem durante todo o dia, como se estivesse entre amigos. A sala é agradável e muito acolhedora, as instalações ótimas com wc´s funcionais, sofás confortáveis e um catering de fazer inveja a muitos brunches. E tal como o Rafael disse logo no inicio, o evento tinha hora para começar e a hora de acabar estava prevista para as 18h, mas sem certeza da hora para terminar e realmente terminou já passava das 20h00. Tinha uma sala no andar de cima com babysitters, para os pais poderem deixar as crianças sem estarem preocupados. Nada foi deixado ao acaso.

Evento - O Meu Propósito Muda o Mundo rafael nacif coaching

Rafael Nacif com os “power coaches” que ajudaram no evento. Acácio Santos e Nicole Matias

O mais Difícil?

Para mim, o momento mais difícil, eu diria mesmo que foi o único que achei difícil. Foi quando o Rafael pediu para recordarmos o momento mais triste e difícil da nossa vida (isto tudo no contexto do exercício que estávamos a fazer e com uma determinada finalidade, não para nos fazer sofrer só porque sim, obviamente). E eu só pensava não vais chorar, não vais chorar. Tinha-me esquecido dum “pequeno” detalhe, estamos em junho o mês mais difícil e triste do ano para mim. O mês em que os meus pais celebravam ambos os seus aniversários de nascimento, celebravam o aniversário de casamento, e o mês em que tive de tomar muitas decisões difíceis no passado.

E o “pior” que aconteceu no evento foi ter-me emocionado…

Se valeu a pena? Claro que sim. Pelo desafio, por quebrar algumas barreiras emocionais, pelas pessoas que conheci. Mas especialmente pelos ensinamentos que trouxe e que estou a aplicar no meu dia a dia. Se acham que a mudança se faz com um passe de mágica, então ainda têm um longo caminho a percorrer, mas quanto mais cedo se puserem a caminho, mais cedo vão chegar aos vossos objetivos.

Evento - O Meu Propósito Muda o Mundo rafael nacif coaching

Rafael Nacif no Palco

Espero que tenham gostado, boas mudanças, bons pensamentos e chorar às vezes também faz falta…

Não se esqueçam de partilhar, comentar, e deixar o vosso gosto.

Obrigada ao Rafael Nacif pelo convite e a todas as pessoas que participaram no evento e tornaram aquele dia tão agradável.

Info:

Site Rafael Nacif: http://rafaelnacif.com

GuardarGuardar

GuardarGuardar

GuardarGuardar

GuardarGuardar

GuardarGuardar

Seguir:

Deixar uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.