InstaMeetLisboa #1 – Vamos “Descobrir” Almada

instameet lisboa almada portugal

Aceitar um Desafio Surpresa

No passado mês de agosto (2019) aceitei o desafio surpresa da minha amiga Catarina Leonardo (Kate para os amigos) e autora do Blog Wandering Life, e participei no primeiro InstaMeetLisboa. Eu não fazia ideia do que se tratava mas aceitei de imediato. Confio na Catarina e sei que tem sempre ideias fantásticas e põe efetivamente “as mãos na massa”. É daquelas pessoas que admiro e que é para mim uma inspiração. Deixou o emprego de há muitos anos como consultora para se dedicar profissionalmente às viagens. Mas podem conhecer toda a história da sua trajetória no blog dela.

instameet lisboa almada portugal

Catarina Leonardo (Kate para os amigos), a mentora deste projeto. Na casa da Cerca, numa janela com vista para Lisboa e para o Elevador panorâmico.

O Que é o InstaMeetLisboa?

O InstaMeetLisboa é o novo projeto da Catarina. E que tem como objetivo juntar criadores de conteúdo (Bloggers, fotógrafos, instagrammers, etc) na região da Grande Lisboa, para explorarem em conjunto vários locais da cidade e trocarem experiências, de uma forma informal e tendo a fotografia de viagem como mote para cada encontro. Foi também criado um perfil no Instagram, onde podem seguir tudo o que se passa, e tudo o que aconteceu no último encontro, através dos destaques do perfil.

instameet lisboa almada portugal

“Apanhadas” pela objetiva do fotógrafo e Líder de viagens Artur Cabral.

Quem Pode Participar?

Se és criador de conteúdo podes-te inscrever para o próximo InstaMeetLisboa. Através do link que te deixo aqui para a página do InstaMeetLisboa no Blog da Catarina Leonardo.

Inscrição no InstaMeetLisboa

Neste primeiro encontro estiveram presentes 4 participantes (3 bloggers e um fotógrafo). A Catarina quis fazer deste primeiro encontro um Instameet “Piloto”, para testar se eventualmente teria viabilidade e qual a aceitação do público. E por isso eramos apenas 4 participantes. Para além da minha presença e da Catarina, contámos ainda com a presença do fotógrafo e Líder de viagens Artur Cabral, que conheci pessoalmente nesse dia, e da Blogger e também minha amiga Alexandra Carreira do Blog World Citizen Girl. A Alexandra é também uma inspiração para mim, e foi inspirada por ela que comecei a viajar sozinha. Tão bom ter amigos inspiradores.

instameet lisboa almada portugal

Os participantes no primeiro evento InstaMeet Lisboa, que teve a sua primeira edição em Almada. Da esquerda para a direita, Sónia Justo do Blog Lovely Lisbonner, Alexandra Carreira do Blog World Citizen Girl, Catarina Leonardo do Blog Wandering Life e o fotógrafo e Líder de viagens Artur Cabral.

O 1º InstaMeetLisboa – Almada

Almada foi o local escolhido para receber o primeiro InstaMeetLisboa. E tenho de confessar que quando vou passear em Lisboa me foco tanto no centro de Lisboa, que acabo por me “esquecer” que a Grande Lisboa é muito mais do que apenas o centro de Lisboa. E por isso esta foi uma excelente oportunidade para conhecer mais da Lisboa fora do centro. Saímos (eu, a Catarina e a Alexandra) de Lisboa rumo a Cacilhas. Apanhámos o Barco no Cais do Sodré. Não me lembro a última vez que atravessei o rio de barco. É um passeio bonito e super rápido, em menos de 8 minutos estávamos do outro lado do rio. O bilhete custa 2,60€ (preço de 2019) ida e volta, ou se tiverem o passe Navegante não pagam.

instameet lisboa almada portugal

O salto das Bloggers em Olho de Boi. Este local fica perto dos antigos estaleiros e do Jardim da Boca do Vento

À nossa espera tínhamos o fotógrafo Artur Cabral, que vive em Almada e também ele aceitou o desafio da Catarina para nos mostrar a sua cidade.

Almada

Breve Introdução

Almada localiza-se na margem esquerda do rio Tejo, pertence ao distrito de Setúbal e à área metropolitana de Lisboa. Tem como concelhos vizinhos o Seixal e Sesimbra. Tem uma área de 71Km2, em que 35 Kms contínuos são compostos por água. Almada é banhada pelo Oceano Atlântico com 13 Kms de praias, e pelo Rio Tejo. No fim do Post têm o Guia prático com todas as informações relevantes para poderem visitar Almada, e uma sugestão de percurso/roteiro de passeio.

Notas Históricas

Devido à sua ligação com a água e a sua localização estratégica, a presença humana em Almada remonta à pré-história. O nome Almada tem origem árabe. E Cacilhas foi um dos principais portos da península Ibérica. No final do século XIX assiste-se à sua industrialização, com atividades ligadas à indústria corticeira e à moagem. A partir de 1940 assiste-se a uma explosão demográfica, motivada pela  instalação e expansão de várias industrias nas zonas ribeirinhas da cidade. Na década de 60 temos dois marcos importantes para a cidade, é inaugurada a ponte sobre o Tejo e dá-se a expansão dos estaleiros navais da Lisnave. O concelho de Almada é marcado por um forte movimento associativo, ligado à forte presença operária e à luta pelos direitos dos trabalhadores. Ao longo dos últimos anos têm vindo a ser desenvolvidos projetos de reabilitação das antigas zonas industriais ribeirinhas.

Locais Visitados

O nosso passeio começou com a subida desde o cais de Cacilhas até ao jardim do Castelo. Sabiam que existe um Castelo em Almada? Eu não fazia ideia.

  • Jardim do Castelo

Neste Jardim podem encontrar um coreto, que em 1997 substituiu o coreto original de 1868. Do miradouro do jardim conseguimos observar a norte a barra do Tejo e toda a cidade de Lisboa, bem como a Serra de Sintra. E em Almada conseguimos avistar O Cristo-Rei, o Palácio da Cerca, o seminário de São Paulo e o Elevador Panorâmico da Boca do Vento.

miradouro do jardim do castelo almada lisboa portugal instameet

Vista do Miradouro do Jardim do Castelo, em Almada.

  • Igreja de S. Tiago

Junto ao Castelo de Almada e do Miradouro do Castelo, encontramos a Igreja Matriz de S. Tiago. Esta é uma igreja do século XII e é a mais antiga do concelho. Por isso é considerada a Mãe de todas as igrejas de Almada, e é dedicada ao padroeiro da paróquia, o Apóstolo S. Tiago.

  • Estação Arqueológica da Quinta do Almaraz

Entre o centro histórico de Almada e Cacilhas fica a estação arqueológica da Quinta do Almaraz. Aqui podemos encontrar vestígios de uma cidade fenícia do primeiro milénio A.C. As visitas guiadas realizam-se em dias específicos, a entrada é livre mas requer marcação prévia.

  • Edifício dos Paços do Concelho

Sabiam que a República Portuguesa foi proclamada a 4 de outubro de 1910, um dia antes da data oficial, no Edifício dos Paços do Concelho em Almada? Edifício esse também conhecido como Edifício do Poder Local.

  • Rua da Judiaria

A Rua da Judiaria faz parte do centro histórico de Almada, também conhecido como Almada Velha. Nesta rua é possivel encontrar ainda vestígios do terramoto de 1755.

  • Casa da Cerca

A Casa da Cerca Está situada no Centro Histórico de Almada, no cimo da falésia. Foi adquirida pela Câmara Municipal de Almada em 1988, recuperada e transformada num centro de arte contemporânea, que tem como objetivo a divulgação das artes plásticas. Na casa da Cerca podemos encontrar Salas de Exposição, um Centro de Documentação e Informação, e o Jardim Botânico “Chão das Artes”. Tem ainda um magnífico Miradouro.

instameet lisboa almada portugal casa da cerca

Entrada da Casa da Cerca – Centro de Arte Contemporânea. Em Almada.

instameet lisboa almada portugal casa da cerca jardim chão das artes

Jardim “Chão das Artes” na Casa da Cerca.

  • Quinta da Arealva

A Quinta da Arealva é hoje um local abandonado, e que foi vítima da erosão causada pelo tempo, e pelo vandalismo. Apesar de ser um local interessante para visitar, é necessário fazê-lo com cuidado, uma vez que é um local abandonado e que se encontra em ruínas. Foi nesta Quinta que funcionou uma das maiores indústrias de tanoaria do Concelho de Almada (construção de vasilhames em madeira para armazenar o vinho).

instameet lisboa almada portugal quinta da arealva

instameet lisboa almada portugal quinta da arealvainstameet lisboa almada portugal quinta da arealvainstameet lisboa almada portugal quinta da arealva

miradouro do jardim do castelo almada lisboa portugal instameet casa da arealva

instameet lisboa almada portugal quinta da arealva

  • Jardim Boca do Vento 

Este Jardim fica perto do Elevador Panorâmico. E aqui é possível relaxar na relva, ouvir música (quando visitámos havia música ao vivo), comer um gelado, ou simplesmente contemplar a magnífica paisagem.

instameet lisboa almada portugal

  • Sítio de Olho de Boi

Era aqui que se situava o Bairro da antiga Companhia de Pesca Portuguesa. E onde ainda hoje são visíveis as siglas nas paredes dos edifícios (CPP). Antes já havia funcionado junto ao cais uma fábrica de tecidos.

instameet lisboa almada portugal olho de bói

  • Cais do Ginjal

O Cais do Ginjal percorre a zona ribeirinha do Tejo, desde Cacilhas até ao Elevador Panorâmico da Boca do Vento. Existe um plano de reabilitação para o Cais do Ginjal, mas entretanto quando dizem que o Ginjal tem ruínas e a melhor vista para Lisboa, não foge muito à realidade. Aquele que foi outrora um importante Cais para as indústrias que se fixaram naquela zona, é hoje um local composto principalmente por armazéns abandonados. Para além da magnífica vista, encontram aqui dois restaurantes de referência, o “Atira-te ao Rio” e o “Ponto Final”. Marcar mesa é imprescindível para se conseguir lugar.

O Resultado e o Próximo Encontro

Este primeiro encontro foi um sucesso nas redes sociais. Dentro e fora da comunidade de bloggers a curiosidade e entusiasmo que se gerou à volta deste encontro foi fantástico, e por isso o projeto tem pernas para andar.

O próximo será previsivelmente em outubro de 2019, e até lá o lugar será uma surpresa.

Não percas as novidades e segue a página de Instagram do @instameetlisboa e  a #instameetlisboa

Guia Prático

Como Chegar:

Almada fica a 15kms do aeroporto internacional Humberto Delgado (Lisboa-Portela). E é possível chegar a Almada de carro, de comboio, de barco ou de autocarro. E claro de Táxi ou de Uber.

No site da Câmara Municipal de Almada encontras todas as informações de como chegar a Almada, quais os transportes disponíveis e horários, e como te locomover dentro da cidade.

Mapa Turístico de Almada

Aqui tens o Mapa Turístico em pdf que podes descarregar para planear o teu passeio.

Percurso / Roteiro Proposto

  1. Jardim do Castelo e Miradouro do Castelo
  2. Igreja de S. Tiago
  3. Estação Arqueológica da Quinta do Almaraz.

    Até outubro (2019), realizam-se visitas guiadas por arqueólogos, no terceiro sábado de cada mês. As visitas são grátis mas requerem marcação prévia.

    Informações e inscrições

    Tel.: 212 734 030

  4. Edifício dos Paços do Concelho
  5. Rua da Judiaria
  6. Casa da Cerca

    Horário de Funcionamento 

    Exposições: De terça a domingo das 10h às 18h 

    Jardim: De terça a domingo das 10h às 18h  

    Centro de Documentação: De terça a sexta das 10h às 12h30 e das 14h às 17h

  7. Quinta da Arealva
  8. Jardim Boca do Vento
  9. Olho de Boi
  10. Cais do Ginjal

Este é um roteiro possível para uma manhã ou tarde bem passadas. Mas há ainda muito para ver e descobrir no Concelho de Almada. E que vamos explorar em mais artigos.

Já conheciam Almada e estes locais que visitámos? Há outros locais que conheçam e que mereçam uma visita? Contem-me tudo nos comentários ou contactem-me através das redes sociais.

Espero que tenham gostado, bons passeios, boas viagens e até ao próximo Post.

Seguir:

Deixar uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

%d bloggers like this: