Coisas Minhas, Lifestyle

Florais de Bach – A minha Experiência

O Meu Primeiro “Contacto” com os Florais de Bach

Conheci os Florais de Bach por mero acaso. Estava numa loja de produtos naturais, quando vi um folheto sobre os Florais. Mas o que me chamou a atenção foi a palavra Ansiedade.

Fiquei bastante curiosa. E a empregada da loja explicou-me em linhas gerais do que se tratava. Marquei uma consulta para experimentar. Se não gostasse não voltava, e teria sido uma nova experiência.

Terapia de Florais de Bach
Terapia de Florais de Bach

Mas não foi isso que aconteceu. Logo na primeira consulta senti uma grande empatia com a Cristina Abrantes, a terapeuta, e que passado um ano já se tornou uma querida amiga.

A consulta tem a duração media de 60 minutos e a frequência de uma vez por mês, em Lisboa. O valor da consulta são 35€ (valor de 2017) e inclui o frasquinho com os florais recomendados para cada caso específico e as respectivas frases adaptadas a cada caso concreto. E deixo os contactos da Cristina no fim do Post, para quem como eu, procura formas naturais de melhorar a saúde.

Mas afinal o que são os Florais de Bach?

São o que se pode chamar de ferramenta positiva, e foram descobertos pelo Dr. Edward Bach.

O Dr. Bach pôs em evidência a importância da cura interior, e não apenas da cura física.

Para curar uma doença, o remédio de Bach apropriado é  prescrito através da observação dos sintomas mentais e emocionais, não os físicos. Isto indica-nos que tipo de energia interna negativa precisa de ser substituída pelo remédio de energia vital externa correcto.

Explicado de uma forma rápida e muito simplista, este remédio consiste no orvalho contido na parte superior da flor e que contém as características curativas especiais dessa flor.

 

Florais de Bach
Florais de Bach

Quem foi o Dr. Edward Bach?

Edward Bach nasceu a 24 de setembro de 1886, em Moseley, uma aldeia perto de Birmingham, em Inglaterra. Sonhava com a descoberta de uma cura universal para todas as doenças.

O Dr. Bach foi alguém que viveu para ajudar os outros. E desde muito cedo soube que se tornaria médico. Porém considerava que a medicina moderna não compreendia o essencial. Para ele era óbvio que havia uma forte ligação entre o processo de cura e o estado de espírito do paciente. Chegando mais tarde à conclusão que a atitude mental poderia ter um papel mais direto nos primeiros estágios da doença.

Depois de se formar em medicina, trabalhou nas urgências hospitalares, e mais tarde abriu um consultório de clinica geral em Londres. O seu interesse pelas causas das doenças fez com que estudasse também imunológica enquanto era bacteriologia assistente no University College Hospital. Enquanto exercia simultaneamente clinica geral.

Em 1919 foi nomeado patologista e bacteriologia no London Homeopathic Hospital, onde ficou até 1922. Aos seus conhecimentos juntou o seu novo conhecimento de homeopatia, produzindo os 7 nosódios de Bach, que são tratamentos baseados em bactérias, bem sucedidos em algumas doenças crónicas e que ainda são utilizados actualmente.

Em 1930 decidiu deixar Londres e ir para o país de gales, para dedicar todo o seu tempo à investigação dos remédios florais.

Desde que saiu de Londres e até à sua morte nunca cobrou qualquer remuneração pelo seu trabalho. Contou ao longo da sua vida, com contributos e dádivas que permitiram que continuasse o seu trabalho.

Acreditava que a saúde deveria ser um bem ao alcance de todos. E foi nesse sentido que desenvolveu o trabalho de uma vida.

Dias antes de descobrir cada remédio, o Dr. Bach padecia do estado de espírito negativo que o remédio curava, muitas vezes acompanhado também de sintomas físicos.

Faleceu a 27 de novembro de 1936, pacificamente durante o sono.

 

Os 12 Curadores e os 7 Auxiliares

  1. Mimulus (Medo)
  2. Rock Rose (Terror)
  3. Agrimony (Inquietação/Angústia mental)
  4. Scleranthus (Indecisão)
  5. Clematis (Indiferença/Tédio)
  6. Gentian (Hesitação/Desânimo)
  7. Chicory (Preocupação Excessiva)
  8. Centaury (Fraqueza)
  9. Cerato (Fraqueza)
  10. Impatiens (Impaciência)
  11. Vervain (Entusiasmo Excessivo)
  12. Water Violet (Orgulho/Carácter Reservado)

Desde 12 curadores o único que não era originário do País de Gales era o Cerato, que provinha do Tibete.

Mais tarde desenvolveu os 4 Auxiliares

  1. Gorse (Desespero Extremo)
  2. Oak (Pessoas que nunca desistem)
  3. Heather (Pessoas demasiado egocêntricas)
  4. Rock Water (Pessoas demasiado rígidas e duras consigo próprias)

Continuava a achar que o levantamento que tinha feito ainda estava incompleto e descobriu mais 3.

  1. Wild Oat (Pessoas que procuram uma orientação/um propósito)
  2. Olive (Exaustão física e mental)
  3. Vine (Personalidades muito fortes, dominantes, líderes)

Os remédios Olive e Vine foram preparados pelo Dr. Bach e por amigos que viviam na suíça e na Itália.

Durante os anos que se seguiram, foram descobertos mais 19 remédios.

Em Conclusão

Esta tem sido para mim uma boa forma de aliviar o stress e a ansiedade, que tantas vezes me assolam…

O facto de ao acordar tomar os meus florais de bach, ser a primeira coisa que faço faz com que já comece o dia com uma energia positiva. Até porque cada floral tem uma frase associada e que devem repetir ao tomar o floral. São frases motivadoras e inspiradorass, que além de nos fazerem sentir bem, nos lembram dos aspectos que temos de melhorar.

Info e Contactos

Se quiserem experimentar e tirar as vossas próprias conclusões falem com a Cristina. É boa pessoa e super profissional.

Cristina Abrantes

Tlm: 960 065 412

 

E vocês já experimentaram, ou estão a pensar nisso? contem-me tudo nos comentários. Espero que tenham gostado. Comentem, partilhem e deixem aquele like amigo 😉 Até ao próximo post.