Enoturismo no Algarve - Quinta Morgado do Quintão enoturismo
Enoturismo no Algarve - Quinta Morgado do Quintão - ©Lovely Lisbonner - Sónia Justo

Enoturismo no Algarve – Quinta Morgado do Quintão

Enoturismo no Algarve

Hoje vamos até à Quinta Morgado do Quintão. Na minha recente estadia por terras algarvias aproveitei também para saber mais sobre vinhos. Ultimamente tenho-me interessado mais pelo enoturismo, culpa ou melhor mérito da minha amiga Madalena Vidigal do Blog de Enoturismo Entre Vinhas.

Já imaginaram fazer uma prova de vinhos, com petiscos algarvios à sombra de uma oliveira com mais de 2000 anos? Na Quinta Morgado do Quintão é possível! É uma experiência a não perder!

Enoturismo no Algarve - Quinta Morgado do Quintão - ©Lovely Lisbonner - Sónia Justo vinhos do algarve passeio nas vinhas
Passeio pelas Vinhas da Quinta Morgado do Quintão – Enoturismo no Algarve – ©Lovely Lisbonner – Sónia Justo

Chegámos à Quinta Morgado do Quintão por volta das 16h00m. O dia tinha começado bem cedo com a saída de Lisboa às 7h da manhã. Queríamos aproveitar ao máximo estes 4 dias no Algarve (Brevemente podes ver aqui o Roteiro), e tínhamos programado algumas atividades, como a visita à Gruta de Benagil, a visita ao Algar Seco e ao centro da Vila de Carvoeiro, e claro momentos livres para desfrutar das praias e da piscina privada da Villa onde ficámos alojadas no Vale da Lapa Village Resort do Grupo Details Hotels em Carvoeiro.

Pela minha experiência noutras viagens, é sempre arriscado marcar atividades para o próprio dia da viagem, mas neste caso como saímos de Lisboa bem cedo e marcámos a visita só para a parte da tarde correu tudo bem e sem contratempos.

A Experiência na Quinta Morgado do Quintão

Chegámos à Quinta Morgado do Quintão e já tínhamos à nossa espera o Duarte e a Amêndoa. Bem… a Amêndoa (cadela) dormiu durante toda a nossa visita à quinta. A prova de vinhos na realidade é um piquenique feito à sombra de uma oliveira, que se acredita ter mais de 2000 anos.

Enoturismo no Algarve - Quinta Morgado do Quintão - ©Lovely Lisbonner - Sónia Justo vinhos do algarve passeio nas vinhas arvóre milenar
Árvore Milenar na Quinta Morgado do Quintão – Enoturismo no Algarve ©Lovely Lisbonner – Sónia Justo

Começamos a nossa prova pelo Branco Crato branco – com o rótulo branco e continuámos com mais 5 vinhos (provámos 6 dos 7 vinhos Morgado do Quintão). Acompanhados de uma mesa repleta de queijos, enchidos, petiscos tipicamente algarvios, azeitonas, azeite e pão. O Duarte foi-nos explicando cada vinho, não sem antes nos ter contado a história da Quinta e das suas vinhas. Desde a plantação das primeiras vinhas nesta quinta pelo Conde de Silves. Desde então que a Quinta pertence à família Caldas de Vasconcelos. Terminada a prova fomos dar um passeio pelas vinhas, e aproveitar a golden hour para tirar umas fotografias fabulosas.

Que “Experiência” Escolher?

A experiência que tivemos na Quinta Morgado do Quintão foi semelhante ao “Tour Vinhedo Premium e Degustação de Vinhos” embora no tour esteja incluída a prova de 3 a 4 vinhos, e tem a duração de cerca de 1 hora e 30 minutos. Para além deste tour, que recomendo, existem outras experiências disponíveis na Quinta, como o tour pelas vinhas e prova de vinhos sem degustação, ou uma experiência de almoço com vários pratos e vinhos. Encontam todas as informações detalhadas das experiências disponíveis no site da Quinta Morgado do Quintão. A Quinta também conta com a possibilidade de alojamento e de realização de festas de casamento.

Passeio nas Vinhas - Enoturismo no Algarve - Quinta Morgado do Quintão ©Lovely Lisbonner - Sónia Justo
A Mesa para a nossa degustação está pronta – Enoturismo no Algarve – Quinta Morgado do Quintão ©Lovely Lisbonner – Sónia Justo

Contactos

Morada: Morgado do Quintão – 8400 Lagoa – Algarve – Portugal

Telefones: +351 965 202 529 or +351 917 504 414

E-mail: info@morgadodoquintao.pt

Site: www.morgadodoquintao.pt

 

E vocês costumam fazer Enoturismo? ou é um tipo de turismo que ainda não experimentaram?

Espero que tenham gostado, enviem aos amigos como sugestão de passeio e partilhem nas vossas redes sociais. Bons Passeios, Boas Viagens, e até ao Próximo Post.

 

Sónia Justo

Leave a Reply

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.