Cozinha do Mundo, Dicas & Sugestões, dicas de viagem, Em Viagem, Food, Lifestyle, portugal, Viagens

Comer Cozido das Furnas (Açores) – Before You Die #6

Visitei os Açores em 2009, numa viagem de quatro dias que fiz com a minha mãe à Ilha de São Miguel. E claro que não podia faltar a degustação do famoso Cozido das Furnas, preparado em caldeiras vulcânicas, tem um sabor único e inesquecível. É lentamente cozinhado em panelas enterradas no solo aproveitando o calor proveniente da actividade vulcânica. Fizemos o passeio das furnas via lagoa do fogo, e assistimos à tiragem do Cozido da Caldeira na Lagoa das Furnas, antes de nos dirigirmos ao restaurante Tony’s para desfrutar desta refeição feita de forma única.

P7290152_Fotor.jpgEste Cozido de carnes é servido com repolho branco, batata branca, batata-doce, inhame, cenoura, couve verde, carnes de vaca e de porco, orelhas, chispe, entremeada, carne de frango, enchidos de morcela preta regional e chouriço típico picante. As carnes são deixadas em tempero de um dia para o outro para “tomarem o gosto”, antes de serem colocadas na panela para irem para a Caldeira.

P7290150_Fotor.jpgCortam-se todas as carnes (porco, vaca e galinha) e os enchidos em bocados. Descascam-se as batatas, as cenouras e cortam-se os repolhos e as couves. Introduzem-se todos os ingredientes em camadas alternadas numa panela de alumínio, sendo a ultima camada temperada com sal grosso.

P7290153_Fotor.jpgDe seguida basta deixar o Cozido na Caldeira, por mais ou menos seis horas. Os enchidos devem ir embrulhados em papel de alumínio dentro da panela, para que deste modo não se desfaçam e não se misturem com as restantes carnes do cozido.

P7290154_Fotor.jpgGostei mas prefiro o cozido cozinhado da forma “tradicional”.

 

E vocês já experimentaram este cozido? Qual preferem?

 

Espero que tenham gostado, boas viagens, boas refeições, e até ao próximo post.

 

 

 

 

 

20 thoughts on “Comer Cozido das Furnas (Açores) – Before You Die #6

  1. Uau que diferente. Fiquei morrendo de vontade de experimentar (mas não como carne). Minha mãe sempre fala que no Rio Grande do Sul eles fazem um churrasco de vala. Deve ser algo parecido com isso, imagino eu. Meu marido que come carne vai piorar nisso aí. Deve ficar bem saboroso.

  2. Minha comida favorita de todo o mundo é o cozido, mesmo eu sendo brasileira! Me deu água na boca ler seu relato, demais!Planejando uma viagem para Portugal em 3, 2, 1…

  3. Ual, super diferente! Adoraria experimentar! Tão diferente do que estamos acostumados por aqui. Muito legal!

  4. Que interessante! Fiquei muito curiosa e imaginando que delícia que deve ser esse cozido. Já quero programar uma viagem para lá!! Vai para minha lista de próximos destinos!! 🙂

  5. Muita paciência de cozinhar assim!!! hauhauhauNunca experimentei, mas fiquei mega curiosa. Já vi parecido em Chiloé, mas longínquas terras chilenas. hahaNo mínimo é uma daquelas experiências que a gente não esquece nessa vida, né? 😛

  6. É muito interessante ver e aprender como são feitos os pratos que nos servem nos restaurantes. Não sou fã de cozido, mas esse iria experimentar pela curiosidade. 🙂

  7. Que peculiar! Nunca sequer tinha ouvido falar desta forma de cozimento, que dirá saborear!Achei muito interessante e confesso que fiquei bastante curiosa para provar! Aí está mais uma experiência que quero acrescentar à minha lista de feitos!

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *