Brunch do Mundo – Viajar Através do Paladar

Brunch do mundo

Viajar Através do Paladar

Hoje vamos fazer uma viagem gastronómica. Como já tenho dito tantas vezes, a gastronomia é também uma forma de viajar. Através do paladar podemos descobrir um país. Cada vez que viajo tento sempre provar a gastronomia do local onde estou, por mais estranho que pareça o prato, faço sempre questão de provar. Só assim temos a verdadeira perceção da cultura gastronómica do país. E através da gastronomia podemos também aprender muito sobre a história e a cultura de um país.

Brunch do Mundo de 25-05-2019. 3ª Temporada - América do Norte e Central

Quando estou em Portugal, e nomeadamente em Lisboa, a cidade onde vivo estou sempre à procura de restaurantes com gastronomia de outros países. Uma forma excelente de juntar duas das minhas paixões, Viagens e Gastronomia.

O que é um Brunch?

Para quem ainda não sabe, um brunch consiste num “casamento” entre o pequeno almoço e o almoço. Muito popular aos fins de semana, quando queremos acordar mais tarde, não queremos “saltar” o pequeno almoço mas queremos comer mais do que costumamos comer na primeira refeição do dia. Perceberam a ideia? é isso. Eu sou grande adepta do Brunch. E já perdi a conta aos brunchs que fui e aos lugares que visitei só para experimentar o brunch. Prometo que vou passar a partilhar mais vezes.

O que é o Brunch do Mundo?

O Brunch do Mundo, tal como o nome indica, é um brunch onde vamos saborear a culinária de diferentes zonas do globo terrestre. Aos sábados e durante 3 horas (das 12h00m às 15h00m), vamos viajar através do paladar.

Brunch do Mundo de 25-05-2019. 3ª Temporada - América do Norte e Central

As datas são anunciadas nas páginas de Instagram e de facebook do Brunch do Mundo, e os lugares voam, não fosse esta experiência ela própria uma viagem sem sair do lugar. Mais do que experimentar a culinária de diferentes países, vamos aprender um pouco sobre a sua história e curiosidades. Durante o brunch a banda sonora vai mudando de acordo com o país que estamos a degustar.

Brunch do Mundo de 25-05-2019. 3ª Temporada - América do Norte e Central

A dica para conseguirem lugar (não, não é uma cunha), é ativarem as notificações nas redes sociais. E assim que as datas forem anunciadas é mexerem os dedinhos e enviarem um e-mail para reservarem o vosso lugar à mesa. Estão disponíveis 22 lugares. Vou deixar os contactos na caixa de informações no fim do artigo. Depois de confirmada a vossa vaga é-vos pedido que informem se têm alguma alergia alimentar. E no dia anterior ao brunch, recebem uma sms a relembrar hora e local.

Brunch do Mundo de 25-05-2019. 3ª Temporada - América do Norte e Central

De cada menu fazem parte 6 pratos e uma bebida, cada um correspondente a um país. Os pratos são trazidos um de cada vez. E passamos para o seguinte, quando todos já terminaram o prato anterior.

Esta é a terceira temporada da qual fazem parte até agora:

América do Sul e Centro (teve 6 datas) – Barbados, Colômbia, Peru, Venezuela, Argentina, Brasil e Nicarágua.

Europa de Leste (5 datas) – Ucrânia, Hungria, Estónia, Lituânia, Rússia, Polónia e Roménia.

Ásia Central (6 datas) – Paquistão, Tajiquistão, Índia, Butão, Sri Lanka, Nepal e Maldivas.

Sul de África (6 datas) – Botswana, Lesoto, Uganda, Somália, África do Sul, Guiné Equatorial e Seychelles

Médio Oriente (5 datas) – Jordânia, Irão, Turquia, Síria, Líbano, Israel e Azerbaijão.

Europa Ocidental (5 datas) – Suécia, Países Baixos, Inglaterra, Noruega, Bélgica, Grécia e Alemanha.

América do Norte e Centro  – Jamaica, Dominica, Canadá, México, EUA, Cuba e El Salvador.

Neste momento estamos na ronda da América do Norte e Centro e ontem foi a primeira data. Foi o primeiro Brunch do Mundo em que participei, e certamente não será o último.

Brunch do Mundo de 25-05-2019. 3ª Temporada - América do Norte e Central

Como Surgiu a Ideia

As mentoras do projeto são as manas Ana Gil Pires e Rita Gil Pires, duas apaixonadas por viagens e com mais de 40 países visitados no curriculum de viajantes. A par com as viagens gostam de gastronomia e saborear novos pratos e paladares. Era comum fazerem jantares temáticos por países em casa, para receberem os amigos. Adeptas também do brunch, começaram a ficar aborrecidas com  os pratos que compunham os menus de brunch. Acabavam por ser todos muito parecidos, de tal forma que começaram a ter a sensação que só mudava o lugar e que as ementas eram mais do mesmo. Foi então que surgiu a ideia de fazerem o seu próprio Brunch, aproveitando a culinária do mundo. E incorporando assim também a paixão por viajar.

Brunch do Mundo de 25-05-2019. 3ª Temporada - América do Norte e Central

O Espaço

Começou por ter lugar no terraço de uma amiga, para cerca de 10 pessoas. Mas com o “passa palavra” rapidamente se tornou um sucesso, e se já é difícil conseguir lugar com 22 lugares disponíveis, imaginem com 10… A chegada do inverno também tornou impossível continuar num terraço. Foi então que depois de alguma busca, encontraram a Kitschen, uma cafetaria no cowork do Lxfactory que tem exatamente tudo o que pretendiam. O ambiente da casa da avó, onde somos tão bem acolhidos. Aqui encontram um espaço muito giro, que tem até o quadro do menino da lágrima na parede.

Brunch do Mundo de 25-05-2019. 3ª Temporada - América do Norte e Central

A Minha Experiência (Brunch do Mundo – América do Norte e Centro)

Tal como as manas Ana e Rita também eu adoro Brunchs, e adoro viajar. Não só fisicamente mas também através do paladar. E tal como elas também eu queria experimentar um Brunch diferente. Que fugisse um pouco ao menu de panquecas, ovos Benedict e tostas de abacate.

Aqui na foto eu as manas Ana e Rita e a Vera do Blog ADN Aventureiro. Outra amizade boa que o mundo da blogoesfera me trouxe.

Brunch do Mundo de 25-05-2019. 3ª Temporada - América do Norte e Central

Já conhecia este conceito, mas ainda não tinha conseguido vaga. Foi desta vez. E não desiludiu. Primeiro elas são super simpáticas e as anfitriãs perfeitas. Depois, o local escolhido não podia ser mais apropriado. E claro, a comida.

Aliado a tudo isto temos ainda a introdução a cada um dos seis pratos e da bebida, feita pela Ana. À medida que cada prato é trazido para a mesa a Ana explica-nos a história de cada um deles e os seus ingredientes. Depois A Rita conta-nos a história e curiosidades de cada país.

Na mesa corrida, tipo casamento, na qual fez parte também uma despedida de solteira, pudemos conversar, comer e beber.

Brunch do Mundo de 25-05-2019. 3ª Temporada - América do Norte e Central

Antes de começarmos a viagem pelos países deste sábado, e depois de todos os “passageiros” chegarem fazemos o check-in com as entradas.

Entradas – Pão de Milho e Pão Bimini

Pão de Milho porque é o cereal que mais abunda nesta zona do globo. E o pão Bimini é típico de uma pequena ilha das Bahamas, com o mesmo nome. Faz lembrar os nossos pães de leite mas com uma textura mais densa.

Brunch do Mundo de 25-05-2019. 3ª Temporada - América do Norte e Central

Agora estamos prontos para delocar nesta aventura. Primeira paragem Jamaica.

Jamaica  – Sorrel Jamaicano

Partimos para a América do Norte e Centro. E a nossa primeira paragem é na Jamaica. A música é a de Bob Marley. Vamos conhecer o Sorrel Jamaicano. Uma bebida à base de ibisco. É uma bebida que lembra o ponche ou a sangria, mas sem alcool. Esta bebida vai-nos acompanhar ao longo de toda a refeição. à medida que os jarros vão ficando vazios vão sendo reabastecidos. Com sede não ficam de certeza.

Dominica – Sopa de Abóbora e Gengibre

Seguimos viagem para a Dominica, com uma sopa de abóbora e gengibre. Com o gengibre na dose certa não se preocupem.

Brunch do Mundo de 25-05-2019. 3ª Temporada - América do Norte e Central sopa de abóbora e gengibre da dominica

Canadá – Ovo Ramequim com espinafres e Maple Syrup

É ao som de Céline Dion que chegamos ao Canadá. Para experimentar o ovo ramequim com espinafres e Maple syrup. Despedimo-nos do Canadá com o som de Bryan Adams e seguimos para o México.

Brunch do Mundo de 25-05-2019. 3ª Temporada - América do Norte e Central - ovo ramquim com espinafres e maple syrup do Canadá

México – Quesadilhas de Feijão, Tomate e Guacamole

Chegamos ao México. E de todos, este foi o meu prato favorito. Sabiam que a palavra quesadilha deriva da junção de duas palavras? Queijo e tortilha. Foi uma das curiosidades que aprendemos sobre o México.

Brunch do Mundo de 25-05-2019. 3ª Temporada - América do Norte e Central - Quesadilha de feijão tomate e guacamole

EUA – Waffles de Red Velvet

Quem não gosta de um belo waffle de red velvet? Sabiam que a receita do red velvet surge durante a 2ª Guerra Mundial? Na época existiam beterrabas em excesso e é a beterraba que dá a cor vermelha ao red velvet.

Brunch do Mundo de 25-05-2019. 3ª Temporada - América do Norte e Central - waffle de red velvet estados unidos da américa

Cuba – Granola de Milho com Creme de Goiaba e Iogurte

Aqui a grande surpresa é que podem comprar esta granola e levá-la para casa para o vosso próprio Brunch. Sabiam que Fidel Castro esteve 47 anos no poder, e durante este tempo os EUA tiveram 10 presidentes?

Brunch do Mundo de 25-05-2019. 3ª Temporada - América do Norte e Central - Granola de milho com creme de goiaba e iogurte cuba

El Salvador – Quesadilha Salvadorenha

E chegamos a El Salvador e ao destino final da nossa viagem. No fim da quesadilha salvadorenha, que adorei, e que em El Salvador costumam comer ao pequeno almoço, temos a bebida quente para finalizar o Brunch. Podem escolher entre café, capuchino, chá fresco de pêssego, ou Mazagran.

Brunch do Mundo de 25-05-2019. 3ª Temporada - América do Norte e Central - Quesadilha Salvadorenha El Salvador

E chegamos ao Fim

Se no início vos disse que com sede não ficavam de certeza, depois de chegar ao fim da refeição garanto-vos que com fome também não ficam. Diz a tradição do Brunch do Mundo, que no final da viagem gastronómica, temos de tirar uma fotografia polaroid com todos os participantes, a foto de família.

brunch do mundo américa do norte e central

Espero que tenham gostado. Boas Viagens, gastronómicas e não só. E até ao próximo Post. E vocês gostam de experimentar a gastronomia de outros países? ou são fiéis à gastronomia do vosso país e não gostam de arriscar? Contem-me tudo nos comentários.

 


Informações:

Contactos e Redes Sociais

Local: LxFactory

Quando: Para informações sobre datas consulta as redes sociais do brunch do Mundo, ou envia um e-mail.


Gostaste do Artigo? Guarda no Pinterest para mais tarde! Pin It!

Brunch do Mundo de 25-05-2019. 3ª Temporada - América do Norte e Central

Brunch do Mundo – Viajar Através do Paladar
Seguir:

1 Comment

Deixar uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

%d bloggers like this: