algar seco

Algar Seco – Uma Obra Criada pelo Mar

O que é o Algar Seco

O Algar Seco não é mais do que uma obra criada pelo Mar. Pelo menos é assim que eu vejo esta maravilha da natureza, e uma verdadeira relíquia geológica.

Escadaria para descer para o algar seco

O Algar Seco é constituído por grutas e aberturas nas rochas, formadas pela erosão do mar e do vento.  E onde se formam várias piscinas naturais. Fica situado no Algarve, em Carvoeiro, Lagoa.

Em 2014 foi inaugurado um passadiço com 570 metros que permite fazer o trilho pelas arribas de forma segura. O trilho fica entre o Algar Seco e o Forte da Nossa Senhora da Encarnação, na praia do Carvoeiro. Tem iluminação e locais para descansar ao longo do percurso. É um verdadeiro miradouro para o atlântico. Podem também descer as escadas, mas devem fazer esse percurso com cuidado. Quem tem vertigens não aconselho a descer.

Mas nada melhor do que vos deixar com a definição oficial que podemos encontrar no Algar Seco, em várias placas. Que para além de explicarem estas formações rochosas, ainda nos dizem como podemos explorar esta área e onde devemos ir para observar as geoformas e a vegetação. E nos dizem como conhecer o ambiente marinho e a avifauna costeira.

As Arribas do litoral de Lagoa são talhadas num maciço de rochas carbonatadas (calcários) com grande abundância de fósseis de invertebrados marinhos. Estima-se que tenham uma idade entre os 24 e os 16 milhões de anos (Miocénico inferior)…

Algar Seco em Fotos

Por mais que eu possa escrever só mesmo as fotos fazem justiça ao Algar Seco.

Vista do Algar Seco para o Oceano atlântico miradouro natural

A Boneca

É aqui que fica a Boneca. A Boneca é uma formação rochosa, em que as aberturas para o mar parecem janelas, e deve o seu nome ao facto de vista do mar parecer uma boneca. (Dizem, não confirmei porque ainda não vi a partir do mar). É de passagem obrigatória para quem visitar o Algar Seco.

Algar Seco Boneca
As Bloggers que andaram à descoberta do Algarve. Da esquerda para a direita – Madalena Vidigal (Blog Entre Vinhas), Luli Monteleone (Blog Luli Monteleone), Sónia Justo (Blog Lovely Lisbonner) e Susana Ribeiro (Blog Viaje Comigo)

Vídeo

Brevemente

Outros Pontos de Interesse a Visitar no Algarve

Deixo-vos aqui outros artigos com mais sugestões de passeios e locais a visitar no Algarve.

Gruta de Benagil e Quinta Morgado do Quintão

Gruta de benagil algarve portugal lovelylisbonner sónia justo royal nautic portimão lagoa
Como visitar a Gruta de Benagil – Algarve – Portugal – ©Lovely Lisbonner – Sónia Justo

Enoturismo no Algarve - Quinta Morgado do Quintão enoturismo
Enoturismo no Algarve – Quinta Morgado do Quintão – ©Lovely Lisbonner – Sónia Justo

 

 

 

 

 

Espero que tenham ficado com vontade de conhecer este lugar fantástico. Ou já conheciam? Partilhem como sugestão de passeio nas vossas redes sociais e com os vossos amigos.

Bons Passeios, Boas Viagens e até ao próximo Post.

Sónia Justo

Leave a Reply

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.